A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Denúncia de assédio contra Datena foi citada em debate; relembre o caso

Jornalista da Band processou o apresentador e a emissora, mas retirou a acusação meses depois

Crisley Santana

16/09/2024 às 16:40

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo

José Luiz Datena (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo | Reprodução/TV Cultura

Uma denúncia de assédio sexual, feita em 2019, contra José Luiz Datena (PSDB) voltou à tona no último debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de São Paulo, no domingo (15/9).

Continua depois da publicidade

O caso teria sido o estopim para a agressão registrada durante o programa promovido pela TV Cultura.

A denúncia foi feita por Bruna Drew, repórter da Band na época. Segundo a denúncia, Datena teria assediado a repórter em um evento de confraternização da emissora.  

O apresentador teria dito que a repórter não precisava emagrecer “porque já era muito gostosa”, além de dizer que era um “desperdício” a repórter namorar outra mulher. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao UOL, em 2019, Bruna disse ter procurado advogados logo após o episódio, que teria ocorrido um ano antes. Ela disse ter sido orientada a reunir provas e testemunhas para fundamentar o relato.

A jornalista também moveu ação trabalhista contra a emissora, pois, conforme o que ela disse, a Band teria sido conivente com as atitudes do apresentador. 

“Fica em casa. Descansa”, teria recebido como resposta após relatar a agressão por meio de uma carta à emissora. Datena, então, processou a repórter por difamação e calúnia. Um tempo depois, a repórter retirou a acusação, mas disse ter sido induzida a fazê-lo. 

Continua depois da publicidade

“Fui induzida pelos advogados dele e mal instruída pelos meus advogados, que garantiram que tudo ficaria em sigilo, porque eu não aguentava mais”, afirmou em entrevista ao UOL na ocasião. 

Bruna afirmou ainda que foi aposentada por invalidez pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por ter crise de depressão e pânico após o ocorrido. 

‘Ser acusado de um crime desses é terrível’

Após Marçal (PRTB) pedir que Datena (PSDB) comentasse o caso durante o debate eleitoral de domingo (15/9), o apresentador falou que a polícia não encontrou provas. Veja outro ângulo do momento em que Datena agride Marçal.

Continua depois da publicidade

“Foi uma acusação que a polícia não viu prova nenhuma, nem investigou. O Ministério Público arquivou o processo”, disse Datena.

Ele também afirmou que a denunciante pediu desculpas a ele e à família dele, além de registrar publicamente a retirada da acusação.

“Foi um desgaste grande para minha família. Acho que ser acusado de um crime desses é terrível. Ela pagou uma transação penal”, afirmou o apresentador.

Continua depois da publicidade

Momentos após comentar a denúncia, Datena deu uma ‘cadeirada’ em Marçal e foi expulso do debate. O candidato do PRTB foi para o hospital e já recebeu da equipe médica. Marçal enviou mensagem a Datena sobre cadeirada.

O ex-coach também registrou, na madrugada desta segunda-feira (16/9), um boletim de ocorrência contra o apresentador. Datena também disse ter recebido mensagens de perdão do seu adversário, na sexta-feira (13).

Registros de tela da conversa foram compartilhados pela campanha de Datena. A mensagem começa com um pedido de desculpas enviado por Marçal. “Oi Datena, me perdoe pelas palavras pesadas contra você”, diz um trecho. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados