Entre em nosso grupo
2
Declaração foi feita durante a inauguração do pronto-socorro do Hospital São Paulo, vinculado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)
Continua depois da publicidade
Atualmente, 101 mortes já foram confirmadas no estado de São Paulo | Reprodução/TV Globo
O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, informou nesta segunda-feira (17/2) que o estado de São Paulo deve decretar estado de emergência para a dengue ainda nesta semana.
Continua depois da publicidade
A declaração foi feita durante a inauguração do pronto-socorro do Hospital São Paulo, vinculado à Unifesp e à Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
O evento, realizado na zona sul da capital, teve a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O acesso dos municípios a recursos federais e estaduais é facilitado pelo decreto de emergência. Ele também libera compras emergenciais feitas sem licitação e que ultrapassem as metas do ano fiscal.
Continua depois da publicidade
Atualmente, 101 mortes já foram confirmadas no estado de São Paulo. Outras 201 ainda estão em investigação por dengue, além de 110.901 casos confirmados da doença.
Desde o início do ano, o estado monitora o crescimento dos casos e o aumento da incidência do tipo 3, considerado o mais grave da doença. A primeira morte de 2025 em São Paulo foi de uma criança de 11 anos.
Ao todo, 21 municípios paulistas já estão com o decreto de estado de emergência para dengue ativo. São eles:
Continua depois da publicidade
Após a publicação do estado de emergência, o reconhecimento da situação emergencial deverá ser feito pelo Governo Federal, conforme o artigo 7º do Decreto n.º 7.257, de 2010, que determina o envio de um ofício ao Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade