Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A demolição de casas na rua João Carlos da Silva, no bairro Jardim São Manoel, em Santos, tem causado revolta nos moradores. A situação inflamou nos últimos dias com a demolição de casas de alvenaria e protestos dos moradores, que afirmam que nenhuma casa a mais será demolida no local.
Continua depois da publicidade
"Nós não vamos recuar. Nenhuma casa será derrubada na rua João Carlos da Silva. Só vão sair as moradias de risco, as palafitas", afirma Wagner Barros, morador do bairro há 26 anos.
A Companhia de Habitação da Baixada Santista (Cohab Santista) alega que trata-se de "cumprimento de decisão judicial, com acompanhamento do Ministério Público Estadual (MPE), para reassentamento de famílias residentes em imóveis na rua João Carlos da Silva, que estão em área de preservação ambiental, para o Conjunto Habitacional Santos "O", no bairro Jardim São Manoel e que a área referida está ocupada irregularmente".
De acordo com o MPE, existe uma sentença contra o município e a Cohab, obrigando-os a recuperar a área de mangue do Jardim São Manoel, "inclusive aquela que foi objeto de aterro pela população" e para promover essa recuperação a população instalada será removida.
Continua depois da publicidade
A transferência dessas famílias atende a determinação de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), expedido pelo MPE e imposto à Cohab municipal.
A CDHU, por sua vez, informa que as famílias que estão deixando as palafitas e sendo transferidas às 165 moradias do Conjunto Habitacional Santos "O". (Thaigo Costa/DL)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade