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Cotidiano
A rede de fast-food McDonald's afirmou, em comunicado, que sua presença na Rússia não é "mais consistente com os valores" da rede americana
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| Lucas Lacaz Luiz/Folhapress
A rede americana de fast-food McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (16/05) que vai encerrar suas operações em definitivo na Rússia e vender seus negócios no país. O anúncio marca o fim da presença de três décadas da rede na Rússia e é mais um sinal do isolamento econômico da Rússia em meio à guerra na Ucrânia.
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O McDonald’s iniciou suas operações em Moscou em janeiro de 1990, ainda na era soviética, e a inauguração da primeira loja na capital do país foi encarada à época com um dos símbolos da abertura do antigo império comunista para o exterior.
O restaurante já tinha fechado temporariamente suas 850 lojas na Rússia em março, no início da guerra de agressão do regime de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Não foi a primeira vez que a rede tomou uma decisão do gênero. Em 2014, a empresa fechou todas as suas lojas na região ucraniana da Crimeia, após a península ser anexada ilegalmente pela Rússia.
Uma rede russa chamada RusBurger acabou assumindo os antigos pontos da rede americana na Crimeia. Com o lema “sabor da Rússia”, a rede russa passou a oferecer produtos como o “X-Burguer do Czar” e o “Czar de Frango” em vez dos tradicionais Big Macs e McChickens.
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Nesta segunda-feira, o McDonald’s afirmou, em comunicado, que sua presença na Rússia não é “mais consistente com os valores” da rede americana.
“Depois de mais de 30 anos de operações no país, a McDonald’s Corporation anunciou que sairá do mercado russo e iniciou um processo para vender seus negócios. A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia e o consequente ambiente operacional imprevisível levaram o McDonald’s a concluir que a propriedade continuada do negócio na Rússia não é mais sustentável, nem é consistente com os valores do McDonald’s”, diz o comunicado.
A empresa acrescentou que pretende vender “todo o seu portfólio de restaurantes McDonald’s na Rússia para um comprador local” e que, após a venda, os restaurantes não poderão mais usar o nome, logotipo, marca ou cardápio do McDonald’s.
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