A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 28 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Defesa Civil Alerta expande serviço de emergência em dezembro

Mensagens com informações sobre desastres iminentes chegará aos estados do Sul e do Sudeste do Brasil

Crisley Santana

28/11/2024 às 17:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Defesa Civil amplia sistema de alerta a desastres

Defesa Civil amplia sistema de alerta a desastres | Divulgação/Governo de SP

O sistema Defesa Civil Alerta, criado para emitir notificações sobre desastres, começará a funcionar nas regiões dos estados do Sul e do Sudeste do Brasil, a partir da próxima quarta-feira (4/12).

Continua depois da publicidade

O sistema usa tecnologia desenvolvida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em colaboração com os Ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, permitindo a emissão de mensagens diretas à população em áreas de risco.

Como parte da implementação, alertas de emergência serão enviados como demonstração para 36 cidades do Rio Grande do Sul no dia 30 de novembro e, em 1º de dezembro, para Belo Horizonte, capital mineira. 

A ferramenta já foi usada em 11 municípios desde seu lançamento, em agosto, e obteve alta aprovação. Isso porque 87% dos entrevistados nas cidades iniciais avaliaram o sistema como satisfatório e eficiente, segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Continua depois da publicidade

Como funciona o sistema

O Defesa Civil Alerta é baseado na rede de telefonia celular e alcança dispositivos com cobertura 4G ou 5G nas áreas de risco.

Assim que um alerta é emitido, ele interrompe qualquer atividade na tela do celular com uma mensagem e um aviso sonoro, sem exigir cadastro prévio dos usuários. No entanto, dispositivos com tecnologia 3G ou inferior não são compatíveis com o serviço.

O conteúdo dos alertas é elaborado pelas defesas civis, estaduais e municipais, com base na Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).

Continua depois da publicidade

Essas mensagens oferecem informações sobre desastres iminentes, sejam naturais ou causados por ações humanas, e orientam a população sobre como agir.

A secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, reforçou a importância do sistema: “Os alertas serão emitidos com credibilidade, desempenhando um papel fundamental na preservação de vidas.”

Já o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou a colaboração entre os setores público e privado como essencial para a criação de uma solução que efetivamente salva-vidas.

Continua depois da publicidade

Confira também o sistema que prevê risco de desastre 4 dias antes no litoral de São Paulo.

Expansão nacional

Atualmente, o sistema já está ativo em cidades como São Sebastião (SP), Petrópolis (RJ), Blumenau (SC), e Angra dos Reis (RJ), entre outras.

Até o fim de 2025, o objetivo é que o Defesa Civil Alerta esteja disponível em todo o território nacional.

Continua depois da publicidade

Ainda este mês, representantes dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste participarão de reuniões para alinhar a expansão da tecnologia a essas regiões em 2024, de acordo com informações do Ministério das Comunicações.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados