Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que o surto domina três regiões: Jardim São Luis, Pari e Vila Formosa/Aricanduva
Continua depois da publicidade
A meningite pode levar a morte se não tratada a tempo | Divulgação/Governo de SP
De 1º janeiro até esta terça-feira (27), a cidade de São Paulo registrou 56 casos de meningite, com nove mortes. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são três surtos registrados em diferentes distritos da capital paulista: Jardim São Luis, Pari e Vila Formosa/Aricanduva.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal G1, neste último, cinco casos foram confirmados, no período de 16 de julho a 15 de setembro, e uma mulher de 42 anos morreu.
O número de casos e óbitos confirmados neste ano ainda é menor do que o registrado em todo o ano de 2019, quando foram 158 casos registrados de meningite meningocócica e 28 óbitos. Em 2021, foram 7 óbitos e 37 casos. Já em 2020, 12 óbitos e 72 casos da doença. A prefeitura diz que o baixo registro em 2020 e 2021 tem relação com as medidas restritivas adotadas durante a pandemia de Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde disse que se considera surto da doença meningocócica quando há ocorrência de três ou mais casos do mesmo sorogrupo em um período de 90 dias. A pasta também afirmou que , diante das notificações, foram feitas ações de prevenção e controle da doença.
Continua depois da publicidade
O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, reforça a importância da vacinação. “Importante que as pessoas que moram nos bairros da Vila Formosa e Aricanduva procurem a unidade básica com o comprovante de endereço, para conseguirem comprovar que são dessa região, para que tomem a vacina do meningogócico C”, explica ele.
A SMS ressalta que a intensificação da vacinação contra a meningite está sendo feita na área de abrangência de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região da Vila Formosa e Aricanduva: UBS Formosa II, Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/UBS Integrada Guarani, UBS Jardim Iva e UBS Comendador José Gonzalez.
O imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplicado em bebês aos 3 meses, 5 meses e 12 meses, e o de meningite meningocócica ACWY atualmente é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos (a vacinação foi ampliada no último dia 19 também para adolescentes de 13 e 14 anos, até junho de 2023, conforme definição do Programa Nacional de Imunizações).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade