Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo o Ideb, apenas oito estados evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes
Continua depois da publicidade
CTI Unesp é a sexta melhor escola do País, segundo o Ideb | Divulgação
Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o indicador da educação básica do país, de 2023, foram divulgados nessa quarta-feira (14/8). Entre as escolas para o ensino médio, apenas duas, entre as 20 melhores escolas do Brasil, estão localizadas em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Ideb de 2023 da rede estadual foi de 4,1, estando a frente do 3,9 de 2019. Esse resultado foi alcançado com uma redução no indicador de aprendizagem (4,54 para 4,45) e aumento no indicador de fluxo (0,85 para 0,92).
Apenas oito estados evoluíram no indicador de aprendizagem dos estudantes. Os maiores avanços de destaque foram para:
O Distrito Federal, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul apresentaram maior retrocesso no desempenho
Continua depois da publicidade
Em sexto lugar no estado de São Paulo está o Colégio Técnico Industrial Professor Isaac Portal Roldan Unesp, da rede estadual, com a nota 7,3. A escola fica em Bauru, no interior de São Paulo.
A Escola Estadual 9 de Julho, em Taquaritinga, também no interior do Estado, tirou nota 6,9 e ficou em 16º lugar.
A superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes, falou sobre as lacunas da aprendizagem e trajetória escolar.
Continua depois da publicidade
"A estagnação do desempenho nos anos finais é preocupante, pois não se pode esperar bons resultados no ensino médio se nossos pré-adolescentes e adolescentes enfrentam dificuldades de aprendizagem e até mesmo em manter uma trajetória escolar regular. Questões como permanência, repetência, reprovação, abandono e evasão escolar continuam sendo desafios sérios nessa etapa.", explicou.
Confira a lista completa com as 20 melhores escolas públicas do país para ensino médio:
De acordo com o ldeb, o país alcançou seis pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021).
Continua depois da publicidade
Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), o Brasil alcançou cinco pontos e o Ensino Médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas do indicador para o País nessas etapas, que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O indicador reúne o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), principal indicador de qualidade da Educação do Brasil.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade