Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ex-jogador é acusado de se apropriar da música 'Avião', lançada em 2020
Continua depois da publicidade
Daniel Alves é condenado a pagar R$ 80 mil por se apropriar de música | Reprodução/Instagram
O ex-jogador de futebol Daniel Alves se envolveu em mais uma polêmica. Após ser condenado e preso por estupro na Espanha, ele deve pagar R$ 80 mil de indenização por danos morais a Giuliano Matheus e Thiago Matheus.
Continua depois da publicidade
Atualmente em liberdade provisória, Daniel Alves não teria incluído os nomes dos cantores quando lançou a música “Avião”, em 2020, durante uma campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a desinformação na pandemia da Covid-19.
Segundo os cantores, Daniel Alves pensava em entrar no ramo da música e os convidou para Barcelona, em 2016.
Já em 2017, os três se encontraram na Itália, onde apresentaram a canção “Avião”, originalmente destinada ao avô de Giuliano. Durante o encontro, Daniel Alves sugeriu algumas modificações na música, aceitas naturalmente pela dupla.
Continua depois da publicidade
Um tempo depois, a parceria acabou por divergências comerciais e a música nunca foi lançada. Entretanto, Daniel Alves lançou a canção em 2020, sem citar o nome dos músicos.
Em sua defesa, o ex-prisioneiro alega que a música foi feita por ele mesmo em 2015. Ele disse que Giuliano apenas sugeriu algumas alterações, não aceitas por Daniel.
O processo foi parar na Justiça, que determinou, por meio da juíza da 41ª Vara Cível de São Paulo, ausência de provas capazes de comprovar a versão de Daniel Alves.
Continua depois da publicidade
"Os documentos armazenados nos computadores dos autores corroboram a sua versão de que um esboço foi inicialmente escrito por Giuliano, que apresentou a música para o réu Daniel, o qual, por sua vez, fez algumas sugestões na letra", justificou a juíza.
Ainda cabe recurso para a decisão.
Em dezembro de 2022, o ex-jogador foi acusado de estuprar uma mulher de 23 anos, em Barcelona. Meses depois, em 20 de janeiro de 2023, Daniel Alves foi detido e mantido em prisão preventiva.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, em fevereiro de 2024, o ex-jogador foi sentenciado a quatro anos e meio de prisão e cinco anos de liberdade supervisionada.
O texto conta com informações do colunista Rogério Gentile, do UOL, e do portal "g1”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade