A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Daniel Alves ficará livre caso pague 1 milhão de euros; entenda a decisão

Na condenação por estupro, a Justiça havia determinado prisão sem fiança para Daniel Alves

Monise Souza

20/03/2024 às 09:35  atualizado em 20/03/2024 às 11:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Caso a defesa de Daniel Alves pague a fiança solicitada, todos os passaportes devem ser entregues para que ele não deixe a Espanha.

Caso a defesa de Daniel Alves pague a fiança solicitada, todos os passaportes devem ser entregues para que ele não deixe a Espanha. | Agência Efe/Folhapress

A Justiça de Barcelona aceitou nesta quarta-feira (20) o pedido de liberdade provisória do brasileiro Daniel Alves, condenado por estupro em fevereiro. O ex-jogador pode ter liberdade condicional da prisão caso pague fiança de um milhão de euros, apesar de ter cumprido apenas um quarto da sentença.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Na condenação por estupro, a Justiça havia determinado prisão sem fiança para Daniel Alves. O Ministério Público espanhol recorreu à sentença, e pediu para que o brasileiro aguardasse o debate final em liberdade.

Os juízes determinaram que caso a defesa do ex-jogador pague a fiança solicitada, todos os passaportes (brasileiro e espanhol) devem ser entregues para que ele não deixe a Espanha.

Continua depois da publicidade

Determinações da sentença caso deixe a prisão

  • Daniel Alves é obrigado a manter uma distância de pelo menos um quilômetro da casa da vítima, de seu local de trabalho ou de qualquer outro lugar frequentado por ela;
  • Não pode tentar se comunicar com ela por nenhum meio;
  • Não pode deixar a Espanha e;
  • Deve comparecer semanalmente ao Tribunal de Barcelona ou quando for solicitado.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Até o determinado momento, conforme informações do "G1", a defesa de Daniel Alves não havia informado se pagará a fiança determinada pela audiência de Barcelona. Ele permanece preso no presídio Brians 2.

O caso

O ex-jogador da seleção brasileira foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro em fevereiro deste ano. A sentença foi anunciada pelo tribunal de Barcelona e foi comprovado que o brasileiro agrediu e abusou da mulher no banheiro da boate Sutton, em 2022.

Continua depois da publicidade

A condenação foi dada pela juíza Isabel Delgado na 21ª Seção de Audiência de Barcelona. Todas as partes envolvidas no processo contra o jogador estavam presentes. A advogada do ex-jogador havia afirmado que acreditava na inocência do acusado e que iria recorrer a decisão.

Principais pontos da audiência de condenação

  • Os três elementos que comprovaram a violação são: a existência de lesões nos joelhos da vítima, seu comportamento ao relatar o ocorrido e a existência de sequelas;
  • Condenação de 4 anos e 6 meses de prisão;
  • Pena de liberdade supervisionada por cinco anos, e nove anos de afastamento da vítima após o tempo na prisão;
  • Indenização de 150 mil euros à vítima por danos moral e físico;
  • Multa de 9 mil euros, pelo delito de lesão corporal leve;
  • A defesa do ex-jogador poderia recorrer a decisão em duas instâncias: no Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) e no Supremo Tribunal da Espanha e;
  • Para o tribunal, ficou comprovado que a vítima não consentiu e que existem elementos para considerar provada a violação.

*Texto sob supervisão de Bruno Hoffmann

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados