A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Atenção motoristas! CRLV passa a ser exigido nesta semana; veja como obter

A versão 2022 do documento deverá ser portada pelo condutor sob risco de multa e até apreensão do veículo

23/11/2022 às 15:32  atualizado em 24/11/2022 às 10:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
CRLV digital está disponível para smartphones desde 2020

CRLV digital está disponível para smartphones desde 2020 | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde a última segunda-feira (21), motoristas e proprietários de veículos passaram a ter de portar em seus veículos o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2022 sob risco de receber multa ou ter o bem apreendido em caso de ausência do documento. As informações são do jornal Estado de Minas.

Continua depois da publicidade

A norma é uma determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que informou que será aceita também a versão digital do documento, disponível desde 2020.

Aqueles que preferirem ter o documento impresso em papel também poderão obtê-lo no site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de seu estado ou no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O CRLV não está mais sendo enviado pelos Correios aos motoristas. 

Como obter o CRLV digital no celular

Continua depois da publicidade

Para obter o CRLV digital é necessário estar em dia com as pendências anuais do veículo. Assim, deverão ser pagas todas as eventuais multas registradas junto à placa do veículo.

Carteira Digital de MotoristaO CRLV foi incluido como uma das opções de consulta do app Carteira Digital de Trânsito. Imagem: Reprodução
 

Após fazer o pagamento de todas as pendências associadas ao veículo, o motorista deve acessar o site da Senatran e baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que inclui, além da própria habilitação do motorista, o CRLV.

Instabilidade

Continua depois da publicidade

Conforme teste realizado pela nossa Reportagem, o aplicativo apresenta instabilidades nesta quarta-feira (23). A Gazeta entrou em contato com o Senatran, que repondeu por meio de nota que não verificou problemas no sistema. 

"A Secretaria Nacional de Trânsito não recebeu nenhuma notificação de instabilidade no sistema. Ressaltamos que, caso a pessoa não esteja tendo acesso ao CRLV, deve primeiro procurar o Detran local pra verificar se houve algum problema na expedição do documento.", diz a resposta do órgão.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados