Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Concessão do Lote Alto Tietê pretende reduzir intervalo de viagens entre a Capital e a Grande São Paulo | Divulgação/Governo do Estado
A concessão do Lote Alto Tietê, que abrange as linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pretende garantir viagens a cada três minutos no trecho entre Suzano e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 11-Coral. As informações são do Governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Já a redução deve ser de seis minutos no trecho de Suzano a Cezar de Souza. Atualmente, o intervalo médio entre Luz e Guaianases é de 3,5 minutos, e de sete minutos entre Guaianases e Estudantes, já no município de Mogi das Cruzes.
A concessão do Lote Alto Tietê prevê a construção de oito novas estações de trem, duas de metrô e a reforma de 24 estações da CPTM.
Na Linha 12-Safira, o intervalo entre os trens será reduzido de 5 minutos para 3 minutos e 15 segundos. Por sua vez, no ramal entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana, o tempo cairá de 10 minutos para 6,5 minutos.
Continua depois da publicidade
Já na Linha 13-Jade o intervalo cairá de 15 minutos para 10 minutos. A linha será ampliada em ambos dois sentidos, ligando Gabriela Mistral até Bonsucesso.
Juntas, as três linhas devem transportar 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil até 2040. O leilão está marcado para o dia 28 de março.
Ainda segundo o governo paulista, o Expresso Aeroporto terá seu intervalo reduzido para 30 minutos, com viagens a cada meia hora entre Palmeiras-Barra Funda e Aeroporto-Guarulhos no horário de vale e uma hora no horário de pico.
Continua depois da publicidade
O serviço ainda ganhará uma nova parada na futura estação Gabriela Mistral, que terá integração com as linhas 2-Verde do Metrô e 12-Safira da CPTM.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade