Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
ViaMobilidade e Grupo Comporte Participações S.A deram lances ao leilão das linhas da CPTM | Divulgação/CPTM
O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (26/3) que duas grandes empresas de mobilidade apresentaram propostas para o leilão das linhas da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM).
Continua depois da publicidade
Segundo o Diário Oficial, a ViaMobilidade, do antigo grupo CCR, e o Grupo Comporte Participações S.A foram as únicas empresas a dar lances ao certame das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Sairá vencedora a empresa que oferecer o maior desconto sobre as contraprestações pagas pelo Estado ao concessionário, com montante máximo de R$ 1,49 bilhão ao ano.
A proposta de privatização das linhas da CPTM não agradou os ferroviários, que se mobilizaram para fazer greve nesta quarta-feira (26/3), mas após assembleia os decidiram suspendê-la.
Continua depois da publicidade
Em solidariedade, os funcionários do Metrô usaram camisetas pretas em protesto, mas descartaram participação na greve.
A concessão do Alto do Tietê prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com previsão de obras e ampliação dos serviços prestados.
Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens ao nível e, até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas, em média, 1,3 milhão de passageiros por dia útil.
Continua depois da publicidade
Conheça as duas únicas empresas a darem lances no leilão das linhas da CPTM:
Parte do Grupo CCR, a ViaMobilidade é responsável pela operação das linhas 4-Amarela, 5-Lilás do Metrô e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. No total, são 189 km de ferrovia e 130 de metrôs, trens, VLTs e barcas.
Já o Grupo Comporte, administra o metrô de Belo Horizonte (MG), e é o responsável pela construção do Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas.
Continua depois da publicidade
Além disso, a empresa controla o VLT entre Santos e São Vicente, assim como as empresas de ônibus Viação Piracicaba, Expresso de Prata, Expresso Itamarati e Viação Luwasa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade