Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Na prática, o índice de 0,99 mostra que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 99
22/02/2022 às 14:24 atualizado em 22/02/2022 às 14:59
Continua depois da publicidade
Movimentação avenida Paulista | Romeo Campos/Futura Press/Folhapress
Após uma série de altas, a taxa de transmissão de Covid-19 no estado de São Paulo ficou abaixo de 1 nesta terça-feira (22). É a primeira vez em 2022 que o índice atinge este patamar de acordo com dados de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), por meio da ferramenta Info Tracker.
Continua depois da publicidade
A taxa de transmissão nesta terça é de 0,99 e a última vez que o indicador havia ficado abaixo de 1 foi no dia 20 de dezembro de 2021. O texto conta com informações do "g1".
A descoberta da variante ômicron que chegou rapidamente a São Paulo, provocou uma explosão no número de novos casos em dezembro, fazendo com que o indicador atingisse seu maior patamar, em janeiro, com 1,81. Mas em fevereiro, a taxa começou a desacelerar na região.
A taxa de transmissão é representada pela sigla RT, que significa "ritmo de contágio" e é um número que representa o potencial de propagação de uma doença. Quando ele é superior a 1, cada infectado transmite o vírus para mais de uma pessoa. Já quando o índice é menor do que 1, a contaminação está melhor controlada.
Continua depois da publicidade
Em outras palabras, a taxa de 0,99 mostra que cada 100 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 99.
Redução das internações
Nos últimos dias, as novas internações por Covid-19 apresentaram tendência de queda na Grande São Paulo. No último sábado (19), a média móvel de internações pela doença atingiu o menor número desde o início de 2022. Os dados são da Secretaria Estadual da Saúde.
Continua depois da publicidade
No sábado, 307 internações foram registradas na capital paulista, em média. O número é menor do que o verificado no início de janeiro, quando a média de internações diárias na região chegou a 342. No pior momento da pandemia, em março de 2021, essa média chegou a ser de 1.819 hospitalizações diárias.
Na cidade de São Paulo, os leitos de UTI e enfermaria para pacientes com Covid-19 apresentam índice de ocupação menor.
Nesta terça (22), o Hospital Municipal Guarapiranga, por exemplo, que é referência para os casos de coronavírus, não tinha nenhum paciente internado em enfermaria. Na UTI da unidade, há registro de 61 pacientes, o que representa 32% de ocupação. No mês passado, o hospital chegou a quase 100% dos leitos de UTI ocupados.
Continua depois da publicidade
No dia 22 de janeiro, 520 novas internações por Covid-19 foram registradas, em média, em enfermarias e UTIs da capital paulista. Nesta segunda (21), foram 199.
Em todo o estado de São Paulo, 1.393 pessoas foram internadas no dia 22 de janeiro. Nesta segunda, foram 641.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade