Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Secretaria Municipal de Saúde diz que o público em geral está sendo vacinado com a Oxford/AstraZeneca, e esta pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta
Continua depois da publicidade
Taboão da Serra não disponibiliza o sistema ‘xepa’ da vacina | / Ian Freitas/PMTS
Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, montou um esquema para evitar o desperdício de doses de imunizantes contra a Covid-19 e a necessidade de ‘xepa’ de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde disse ao “Portal O Taboanense” que o público em geral está sendo vacinado com a Oxford/AstraZeneca, e esta pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta.
Continua depois da publicidade
Já o frasco da CoronaVac permite a aplicação de dez doses com validade de seis horas, porém em Taboão da Serra, o imunizante está sendo utilizado somente para as segundas doses, em gestantes e puérperas. Em Taboão da Serra a vacinação para esse público acontece através de agendamento. Assim, a quantidade de doses exatas é enviada aos postos para evitar o desperdício.
“Em Taboão da Serra não é feito o sistema de Xepa. O público em geral está sendo vacinado com AstraZeneca, o frasco pode ser usado até 48 horas após aberto. A CoronaVac é usada para segunda dose e em grávidas, com agendamento, por isso não há sobra”, informou a secretaria da Saúde ao Portal O Taboanense.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade