Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de São Paulo planeja medidas de revalorização do centro velho da Capital com o projeto Triângulo SP. O objetivo é potencializar o turismo e a vida noturna. As mudanças são focadas em seis eixos: calçamento, iluminação, segurança, zeladoria, atendimento socioassistencial e as chamadas estratégias de ativação. O último item inclui a reabertura em abril do terraço do Edifício Martinelli, cujo térreo terá um centro de atendimento ao turista pela entrada da avenida São João, hoje fechada.
Continua depois da publicidade
Para isso, a gestão Bruno Covas (PSDB) pretende utilizar um recurso de
R$ 28 milhões do Ministério do Turismo, cujo empenho foi assinado em dezembro. Hoje, o processo se encontra em "cláusula suspensiva", enquanto o governo federal aguarda o recebimento de documentos e dos projetos de engenharia e licenciamento ambiental. Além disso, também devem ser usados recursos do tesouro municipal.
Covas disse que o triângulo - na verdade mais um polígono que compreende as ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró - foi escolhido como a primeira parte de um projeto maior de recuperação do centro, que inclui propostas para o Vale do Anhangabaú e Parques Minhocão e Augusta. "Não podemos começar em todos ao mesmo tempo".
Para Covas, a região central ainda está "muito degradada". "[ao contrário de outras cidades do mundo] Em São Paulo as pessoas fogem do centro. A gente tem vergonha de mostrar o nosso centro", disse. (EC)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade