Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Agora, em todo dia 6 de abril será comemorado o Dia Municipal da Coruja-Buraqueira em Bragança Paulista
Continua depois da publicidade
Coruja-buraqueira se tornou símbolo de Bragança Paulista, no interior de São Paulo | Reprodução
Neste ano, Bragança Paulista, no interior de São Paulo, criou uma data exclusiva para celebrar a coruja-buraqueira. A ave já era considerada oficialmente um símbolo da cidade.
Continua depois da publicidade
A homenagem se iniciou após uma mobilização do Coletivo Socioambiental Bragança Mais. Agora, em todo dia 6 de abril será comemorado o Dia Municipal da Coruja-Buraqueira.
O movimento para eleger uma ave que representasse a fauna bragantina foi iniciado em 2015, no dia do lançamento do projeto Movimento de Observação de Aves Urbanas, liderado pelo Coletivo Socioambiental Bragança Mais.
No total, 37 espécies estavam concorrendo ao posto, e a eleição logo ganhou o gosto popular. Entre as três aves mais votadas, estavam a coruja-buraqueira, o joão-de-barro e o beija-flor-tesoura.
Continua depois da publicidade
A votação ocorreu em feiras livres, praças, escolas e pela internet. No fim, a coruja-buraqueira conquistou a preferência, deixando o joão-de-barro em segundo lugar e o beija-flor-tesoura na terceira posição.
A proposta foi enviada à Câmara de Vereadores em 2018, que aprovou o texto. O prefeito então sancionou o projeto de lei que institui a ave como símbolo do município.
Após uma série de ações culturais de exaltação ao animal, neste ano, a coruja-buraqueira ganhou uma data especial para sua celebração. Agora, todo dia 6 de abril a corujinha vai ganhar uma festa só para ela em Bragança.
Continua depois da publicidade
A coruja-buraqueira pode ser vista em grande parte do estado de São Paulo, e é popular também no litoral, como em Peruíbe.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade