Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Participantes do grupo passaram por processo de reabilitação vocal e dizem que projeto lhes devolveu o sentido de viver pós tratamento
Continua depois da publicidade
Coral Sua Voz, criado em 2011, é composto por cerca de 30 pacientes que precisaram retirar toda a laringe | A.C.Camargo Cancer Center/Divulgação
Um hospital voltado para o tratamento oncológico na região da Liberdade, em São Paulo, se prepara para receber uma apresentação emocionante do Coral Sua Voz, grupo musical do hospital formado por pacientes.
Continua depois da publicidade
Criado em 2011, o coral é composto por cerca de 30 pacientes que precisaram retirar toda a laringe, incluindo, em alguns casos, as cordas vocais e a língua, devido ao avanço do câncer nos órgãos, mas que passaram por um longo processo de reabilitação vocal.
“Com o trabalho da nossa equipe de fonoaudiólogos, especialistas no tratamento de laringectomizados, o Coral Sua Voz reforça a importância dos programas de reabilitação no processo de cura do câncer. Queremos mostrar que existe a possibilidade não somente de voltar a falar, mas também de cantar.
A missão deste coral é, além de tudo, fazer deles porta-vozes da conscientização e combate ao câncer e seus principais fatores de riscos”, conta Elisabete Carrara, head de fonoaudiologia do A.C.Camargo, hospital que promove o projeto.
De acordo com a especialista, o paciente que passa por uma laringectomia total (retirada da laringe) perde a capacidade de se comunicar pela fala, em um primeiro momento, já os glossectomizados (que passam pelo procedimento de retirada da língua) perdem a capacidade de articular os sons, com prejuízo na dicção.
Continua depois da publicidade
Estes fatores impactam diretamente no convívio social do indivíduo e comumente tem implicações emocionais, reforçando assim a importância de um programa multidisciplinar, integrado e focado no acompanhamento e acolhimento do paciente durante toda a sua jornada oncológica, como o coral.
Durante a reabilitação, os pacientes-cantores aprendem a utilizar o esôfago para produzir voz. Seja por meio de uma prótese colocada pelo cirurgião de cabeça e pescoço ou de técnicas fonoaudiológicas específicas, estes pacientes podem voltar a se comunicar, com uma voz um pouco diferente e mais grave e rouca, mas que devolve muitas vezes até a vontade seguir em frente e ser exemplo de superação para a jornada de outros.
Branco Mello, um dos integrantes dos Titãs, que também tratou um câncer de laringe e luta novamente contra a doença, gravou recentemente a música “É Preciso Saber Viver”, da banda, com os cantores do coral.
O Coral Sua Voz se reúne mensalmente para ensaiar sob a supervisão e acompanhamento de violão da própria Dra. Elisabete Carrara.
Serviço
Continua depois da publicidade
Apresentação do Coral Sua Voz
Quando? Terça-feira (17/12), às 21h
Onde? Atrium do A.C.Camargo Cancer Center - Rua Prof. Antônio Prudente, 211 - Liberdade, São Paulo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade