Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O início da restauração vai ter como foco o lado sul e as duas laterais do prédio
Continua depois da publicidade
Restauração da fachada do Edifício Copan | Marcelo Camargo/Agência Brasil
A obra da fachada do Edifício Copan vai começar, após quase 12 anos de negociação da restauração. Nesta quarta-feira (14), a administração do prédio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer na década de 1950, anunciou que assinou contrato com uma empresa privada para iniciar a reforma.
Segundo informações do portal “g1”, o início da restauração vai ter como foco o lado sul e as duas laterais do prédio. A parte da frente, da Avenida Ipiranga, na região central da capital, será restaurada na segunda etapa. A previsão é que tudo esteja finalizado em agosto de 2024.
De acordo com a empresa, obra deve custar R$ 16,3 milhões. O objetivo é recuperar as estruturas do Copan e substituir as pastilhas de porcelanas, conforme a fachada original.
Em 2011, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp) autorizou a colocação da tela de proteção azul, esta que está até hoje na fachada do prédio. Em 2009, parte do reboco e algumas das pastilhas que caíram e atingiram uma cachorrinha. O animal morreu na hora.
A reforma foi autorizada pela Prefeitura de São Paulo e deveria ter começado no ano passado, mas, na época, o síndico, Affonso dos Prazeres, relatou ao portal “g1” que a questão financeira para dar início à obra preocupava a administração.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade