Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Governo do Estado não revela quando começará a cobrança de pedágio nos trechos concedidos
Continua depois da publicidade
Contrato bilionário prevê duplicação de 90 km de estradas no litoral de São Paulo | Divulgação/Prefeitura de Bertioga
O investimento de R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos será destinado à duplicação de 90 quilômetros de estrada, à construção de dez quilômetros de faixas de ultrapassagem (terceira faixa) e a outros 47 quilômetros de acostamentos. Também serão construídos 73 quilômetros de ciclovias.
Continua depois da publicidade
Mas, o Governo do Estado não revela quando começará a cobrança de pedágio nos trechos concedidos. Consultada na última quinta-feira (22/8), a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos adotou o silêncio.
O certo é que o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que balizou a Parceria Público-Privada prevê a aplicação de R$ 87 milhões em “sistemas e equipamentos de arrecadação”. Só no primeiro ano de contrato, serão investidos R$ 25,6 milhões nesses itens.
O valor das tarifas de pedágio no Lote Litoral deve ficar entre R$ 1,00 e R$ 6,00. O preço fixado pelo Governo do Estado foi de R$ 0,20 por quilômetro em pista dupla e de R$ 0,14 em pista simples. Esse é o mesmo valor adotado no Rodoanel Mário Covas.
Continua depois da publicidade
O Estudo de Viabilidade também projetou investimento de R$ 29,2 milhões em “sistemas e equipamentos de controle de fiscalização”. Nesse quesito, serão R$ 16,8 milhões em radares e outros R$ 12,4 milhões em balanças.
Ao longo dos próximos 30 anos, o trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos) será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já o trajeto entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades.
Miracatu-Peruíbe é outro trecho que passará por duplicação das vias, além de incluir dispositivos viários, marginais e passarelas.
Continua depois da publicidade
O trecho Mogi-Bertioga contará com 6,2 quilômetros de pista dupla e outros dez quilômetros de terceiras faixas. Também serão recuperados quatro quilômetros de vias marginais e 47 quilômetros de acostamentos serão construídos.
A duplicação acontecerá no trecho de Mogi das Cruzes. Também haverá implantação de uma terceira faixa nos locais de pista simples do Planalto até o início da Serra do Mar.
Na serra serão construídos acostamentos e três rampas de escape para veículos pesados no Km 78,1, no Km 84,4 e no Km 88,5.
Continua depois da publicidade
As rampas de escape são prolongamentos da estrada compostos por areia, cascalho e pedregulhos que reduzem a velocidade de veículos pesados em descidas acentuadas em casos de perda de freio. Esse desvio traz mais segurança na descida de serra, para evitar acidentes.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade