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Cotidiano

Contrato bilionário prevê duplicação, ciclovias e pedágios para rodovias de São Paulo

Governo do Estado não revela quando começará a cobrança de pedágio nos trechos concedidos

Nilson Regalado

24/08/2024 às 07:30

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Contrato bilionário prevê duplicação de 90 km de estradas no litoral de São Paulo

Contrato bilionário prevê duplicação de 90 km de estradas no litoral de São Paulo | Divulgação/Prefeitura de Bertioga

O investimento de R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos será destinado à duplicação de 90 quilômetros de estrada, à construção de dez quilômetros de faixas de ultrapassagem (terceira faixa) e a outros 47 quilômetros de acostamentos. Também serão construídos 73 quilômetros de ciclovias.

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Mas, o Governo do Estado não revela quando começará a cobrança de pedágio nos trechos concedidos. Consultada na última quinta-feira (22/8), a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos adotou o silêncio.

Investimentos e tarifas

O certo é que o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que balizou a Parceria Público-Privada prevê a aplicação de R$ 87 milhões em “sistemas e equipamentos de arrecadação”. Só no primeiro ano de contrato, serão investidos R$ 25,6 milhões nesses itens. 

O valor das tarifas de pedágio no Lote Litoral deve ficar entre R$ 1,00 e R$ 6,00. O preço fixado pelo Governo do Estado foi de R$ 0,20 por quilômetro em pista dupla e de R$ 0,14 em pista simples. Esse é o mesmo valor adotado no Rodoanel Mário Covas.

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O Estudo de Viabilidade também projetou investimento de R$ 29,2 milhões em “sistemas e equipamentos de controle de fiscalização”. Nesse quesito, serão R$ 16,8 milhões em radares e outros R$ 12,4 milhões em balanças.

Duplicações

Ao longo dos próximos 30 anos, o trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos) será duplicado e terá ciclovia em toda a sua extensão. Já o trajeto entre Peruíbe e Praia Grande vai ganhar vias marginais e dispositivos para garantir a conectividade dentro das cidades.

Miracatu-Peruíbe é outro trecho que passará por duplicação das vias, além de incluir dispositivos viários, marginais e passarelas.

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Terceiras faixas

O trecho Mogi-Bertioga contará com 6,2 quilômetros de pista dupla e outros dez quilômetros de terceiras faixas. Também serão recuperados quatro quilômetros de vias marginais e 47 quilômetros de acostamentos serão construídos.

A duplicação acontecerá no trecho de Mogi das Cruzes. Também haverá implantação de uma terceira faixa nos locais de pista simples do Planalto até o início da Serra do Mar.

Na serra serão construídos acostamentos e três rampas de escape para veículos pesados no Km 78,1, no Km 84,4 e no Km 88,5.

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As rampas de escape são prolongamentos da estrada compostos por areia, cascalho e pedregulhos que reduzem a velocidade de veículos pesados em descidas acentuadas em casos de perda de freio. Esse desvio traz mais segurança na descida de serra, para evitar acidentes.

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