Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Governo de São Paulo informa que 37 municípios estão em situação de emergência devido à epidemia
Continua depois da publicidade
Sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos outros sorotipos | Divulgação/Governo de SP
Após um período de baixa circulação desde 2016, a dengue tipo 3 (DENV-3), um dos quatro sorotipos de dengue em circulação no Brasil, voltou a ser registrada em São Paulo e acendeu um alerta para o risco de reinfecção.
Continua depois da publicidade
Embora estudos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) indiquem que a dengue tipo 3 não seja a mais grave, especialistas alertam que a combinação com outros sorotipos pode agravar os casos.
Quando o indivíduo é infectado por outros sorotipos, como o DENV-1, e depois pelo DENV-3, o risco de agravamento aumenta.
Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos outros sorotipos: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas e dores musculares e articulares. Com o retorno do sorotipo 3, aumentam as chances de reinfecção.
Continua depois da publicidade
O painel de monitoramento do Ministério da Saúde contabilizou, na segunda-feira (27/1), 21 mortes por dengue em todo o País em 2025. Apenas em São Paulo, o número de mortes registrado é de 14 vítimas.
O governo de São Paulo informa que 37 municípios estão em situação de emergência devido à epidemia.
A cidade de Birigui, no interior de São Paulo, registrou a primeira morte por dengue do Estado em 2025.
Continua depois da publicidade
O Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, oficializou no início de dezembro o pedido de registro da vacina Butantan-DV à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Prefeitura de São Paulo continua intensificando a vacinação contra a dengue na capital paulista. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta os responsáveis a vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Todos os tipos de dengue são combatidos da mesma forma. Veja dicas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade