Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Hospital do Servidor Público Estadual está cuidando de 14 casos de pacientes colonizados | Reprodução
O 'Candida auris', conhecido como “superfungo”, tem gerado preocupação em especialistas da área da saúde devido à sua capacidade de disseminação, resistência a medicamentos e alta taxa de mortalidade.
Continua depois da publicidade
Isso porque ele é considerado uma ameaça à saúde pública por causar uma infecção na corrente sanguínea e apresentar resistência a vários desinfetantes, inclusive os que são à base de quaternário de amônio.
O Hospital do Servidor Público Estadual, no centro da capital paulista, atende a 14 casos de pacientes colonizados - termo usado para o paciente que carrega o fungo sem necessariamente desenvolver a infecção. O hospital registrou um caso de infecção no início de janeiro deste ano.
Os primeiros casos do fungo no Brasil foram registrados durante a pandemia de COVID-19 em 2020, em um paciente que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Salvador, na Bahia.
Continua depois da publicidade
A superlotação das unidades de saúde contribuiu para a propagação do fungo, cuja espécie 'Candida auris' prolifera em hospitais. Desde sua primeira identificação, outros surtos hospitalares têm sido relatados, especialmente em UTIs.
Especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia (SHI) apontam que as candidíases invasivas são doenças comuns em pacientes hospitalizados e a transmissão ocorre pelo contato direto com o fungo.
O 'Cândida auris' sobrevive em superfícies inanimadas, como roupa de cama, corrimão, móveis das unidades hospitalares e equipamentos médicos.
Continua depois da publicidade
No entanto, o que assusta os especialistas é que o fungo produz biofilmes tolerantes a antifúngicos e tem resistência aos medicamentos usados para retardar infecções por Candida.
Os sintomas incluem febre, mal-estar e piora nos exames laboratoriais. O tratamento pode ser feito com o uso de antifúngicos alternativos para combater a infecção, incluindo a candidemia.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade