A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 19 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Conheça seus direitos em caso de voo cancelado ou atrasado

Passageiro com viagem afetada devido aos atrasos ou cancelamentos de voos pode ter acesso a alguns serviços gratuitos

Matheus Herbert

03/03/2025 às 15:57  atualizado em 03/03/2025 às 16:08

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Movimentação nos aeroportos de todo o País se intensificou durante o feriado prolongado de Carnaval

Movimentação nos aeroportos de todo o País se intensificou durante o feriado prolongado de Carnaval | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

A movimentação nos aeroportos de todo o País se intensificou durante o feriado prolongado de Carnaval. 

Continua depois da publicidade

Com a alta demanda, alguns passageiros encontraram dificuldades para embarcar. 

Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o passageiro que tem sua viagem afetada por conta de atrasos ou cancelamentos de voos pode ter acesso a alguns serviços gratuitos a fim de compensar os transtornos vividos.

Ainda segundo a Anac, a companhia aérea em situação de cancelamento ou atraso, deve prestar os seguintes atendimentos: 

Continua depois da publicidade

  • manter o passageiro informado a cada 30 minutos quanto à previsão de partida dos voos atrasados;
  • informar imediatamente a ocorrência do atraso, do cancelamento e da interrupção do serviço;
  • oferecer gratuitamente, de acordo com o tempo de espera, assistência material;
  • oferecer reacomodação, reembolso integral ou execução do serviço por outra modalidade de transporte, cabendo a escolha ao passageiro, quando houver atraso de voo superior a 4 horas ou cancelamento

Agora saiba quais assistências o passageiro com atraso ou cancelamento de voo tem direito

  • A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
  • A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
  • A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto

Caso o passageiro já tenha procurado pela empresa responsável pelo voo e não tenha obtido suporte, é possível registrar uma reclamação junto à Anac. O passageiro deve ligar para o telefone 163 (ligação é gratuita de qualquer estado do País). 

Passageiro indisciplinado 

No ano passado, a Anac aprovou uma consulta pública para estabelecer regras aos passageiros considerados ''indisciplinados''.

Continua depois da publicidade

Uma das propostas é de que o cliente, em casos extremos e com um nível de incômodo alto aos demais, possa ficar até um ano sem poder voar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados