Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Construções devem começar em Santo André e chegar até a zona oeste da capital paulista
Continua depois da publicidade
Conheça a Linha 20-Rosa que ligará SP ao ABC Paulista | Divulgação/Metrô
A futura Linha 20-Rosa do Metrô passará por São Bernardo do Campo, Santo André e São Paulo, além de integrar outras dez linhas metroviárias.
Com 24 estações, a Linha 20-Rosa terá 31,1 quilômetros de extensão e fará conexão com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás, 6-Laranja, 7-Rubi, 8-Diamante e a futura linha 22-Marrom.
Continua depois da publicidade
Apesar do objetivo ser construir os 31,1 quilômetros, existe um plano prioritário, que dá atenção à construção de 11 estações, que percorrem São Paulo (5 estações), São Bernardo do Campo (3 estações) e Santo André (3 estações), no ABC Paulista.
Em entrevista à Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, disse que o leilão de concessão da Linha 20-Rosa deve acontecer em 2026.
Além disso, Benini revelou que as construções da linha começarão em Santo André e seguirão rumo à Capital.
Continua depois da publicidade
“Então em 2025 fazer as consultas públicas da extensão do Metrô. O primeiro projeto que vem em mente é a linha 20, começando pelo ABC e indo até a saúde integrada para a linha 1. Então isso a gente também deve fazer a audiência da consulta pública no ano que vem e já o leilão em 2026”, explicou o secretário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade