Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Saiba como escolher a sobremesa ideal e mais prática para fazer e levar nas festividades deste fim de ano
22/12/2023 às 12:00
Continua depois da publicidade
Saiba qual sobremesa escolher para levar nas festa de fim de ano | Matheus Ferrero/ Unsplash
Na correria de fim de ano, um dos momentos mais requisitados da ceia é a hora da sobremesa, mas na falta de tempo de quem trabalha ou simplesmente não sabe cozinhar, fica na dúvida de qual doce levar. Por isso a Gazeta conversou com o cozinheiro Sergio Fuinhas que deu sete dicas de sobremesas fáceis de se preparar para levar para a ceia . Veja Abaixo.
Continua depois da publicidade
“Para os amantes de chocolate, o brownie é uma receita barata, fácil e rápida de se preparar, podendo inclusive trocar as nozes por frutas secas, ou outro ingrediente sólido que seja do gosto da família”, aconselhou o cozinheiro.
Segundo Sergio Fuinhas, a torta de caramelo é uma opção barata e de fácil custo para quem gosta de doces diferentes. É aconselhável que após fazer o recheio de chocolate, seja usado preferencialmente uma base de chocolate meio amargo ou amargo. Ao misturá-lo com o recheio de caramelo, há um equilíbrio entre os sabores, não deixando o doce enjoativo.
“A surpresa de uva é um doce que está saindo muito nos últimos anos entre as confeitarias. Em geral o doce tem uma base de brigadeiro branco, frutas de sua preferência e uma camada de ganache, ou seja é muito fácil de fazer e uma boa opção para fazer de última hora”, falou à Gazeta.
Continua depois da publicidade
O petit gateau é outro doce que caiu no paladar dos brasileiros e é considerado por muitos uma sobremesa refrescante e de baixo custo. O cozinheiro afirmou que considerando o clima de verão no dia do Natal, é uma ótima opção para servir a mesa, além do que, é algo que se a pessoa não tiver habilidades ou tempo para fazer, é facilmente encontrado em geladeira de mercado junto com sorvetes, por um preço acessível.
“O pudim é um prato tradicional brasileiro que está em quase todas as festas do País, inclusive no Natal. Ele também é muito versátil para se fazer pois é feito em três etapas sendo elas: Primeiro de tudo, misturar os ingredientes à mão ou se preferir em um liquidificador. A segunda etapa consiste em fazer um caramelo e despejar na forma, A última etapa é apenas levar ao forno pelo tempo necessário ou até dar o ponto de pudim (quando se balança e não se desmancha)”, apontou.
O cheesecake americano, como o próprio nome diz, é uma receita clássica nos Estados Unidos que está sendo tendência nos últimos anos na mesa do Brasileiro, segundo o cozinheiro Sergio Fuinhas. Isso está acontecendo pois há uma procura de consumir as receitas que vemos nas séries e filmes norte-americanos.
Continua depois da publicidade
"Por último, não posso deixar de aconselhar o prato mais típico do fim de ano, o pavê. Ele é uma combinação de creme de leite batido com algum sabor que seja do gosto da família, pode ser chocolate branco, chocolate ao leite, café, doce de leite, entre outros sabores. Na hora da montagem é necessário apenas intercalar uma camada do creme e da bolacha até completar a vasilha. A finalização ou apresentação pode ser a gosto da pessoa, mas se você estiver sem tempo, apenas polvilhe chocolate em pó se quiser fazer uma ganache por cima”, finalizou o cozinheiro.
*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade