A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Congonhas adota novas regras para bagagem de mão

DE OLHO NO TAMANHO. Passageiro deve verificar tamanho da bagagem antes de passar pelo raio X

14/05/2019 às 01:00  atualizado em 29/09/2021 às 15:59

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Tamanho da mala deve ter até 55 cm de altura, 35 de largura e 25 
de profundidade, e 10 kg; molde de papelão é usado na fiscalização

Tamanho da mala deve ter até 55 cm de altura, 35 de largura e 25 de profundidade, e 10 kg; molde de papelão é usado na fiscalização | /ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FOLHAPRESS

As novas regras para despachar as bagagens de mão dos passageiros começaram a valer nesta segunda no aeroporto de Congonhas, na zona sul da Capital. Antes de embarcar, é necessário agora verificar se a bagagem tem até 55 cm de altura, 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e, no máximo, 10 kg de peso.

Continua depois da publicidade

Essa verificação deve ser feita antes de passar a bagagem pelo equipamento de raio X. Se estiver acima dos padrões estabelecidos, ela deve ser despachada para o setor de cargas das companhias aéreas e o passageiro pagará a mais por isso. A regulamentação sobre o tamanho das bagagens será adotada por todas as companhias aéreas do Brasil, e segue as regras da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

O valor da bagagem extra nas viagens das companhias participantes Latam, Gol e Avianca Brasil, varia de R$ 59 a R$ 220, dependendo do tamanho e peso.

A partir de 23 de maio, os aeroportos Luis Eduardo Magalhães (Salvador) e em Cumbica (Guarulhos), também passarão a fiscalizar o tamanho da bagagem e cobrar pelas malas extras.

Continua depois da publicidade

Antes destes locais, os aeroportos de Juscelino Kubitschek (Brasília), Afonso Pena (Curitiba), Viracopos (Campinas/SP), Aluízio Alves (Natal), Confins (Belo Horizonte), Pinto Martins (Fortaleza), Guararapes (Recife) e Val-de-Cans (Belém) já seguiam as novas regulamentações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O objetivo destas novas regras, segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), é facilitar o embarque dos passageiros e tornar o fluxo de embarque mais rápido, de forma a evitar atrasos. Quando começou a cobrança pelas bagagens a mais, usuários passaram a levar malas de mão cada vez maiores, o que dificultava o embarque.

APLICATIVOS.

Continua depois da publicidade

Para facilitar a vida dos passageiros, há aplicativos que ajudam a medir a bagagem de mão antes mesmo de chegar ao aeroporto. Dois deles são de companhias aéreas, a Latam e a KLM. Outros dois são a Momondo e a Kayak.

Todos são gratuitos e disponíveis para iPhone e Android. Para medir o tamanho da sua bagagem, o passageiro deve colocar a mala em um local cujo fundo seja neutro (como uma parede de uma única cor), e focalizar a bagagem com a câmera do celular. O aparelho escaneia as dimensões da mala e informa se o tamanho está dentro dos padrões permitidos.

No caso do aplicativo da KLM, ele somente funciona com os passageiros que comparam passagens da companhia. (GSP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados