A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Condição de estudante pode se estender para depois do Ensino Médio

Deputada reapresenta PL arquivado ano passado para ser analisado em caráter na CE, CC e CCJ

08/06/2023 às 09:18  atualizado em 08/06/2023 às 12:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Renata quer dar oportunidade para quem não consegue ingressar imediatamente no Ensino Superior

Renata quer dar oportunidade para quem não consegue ingressar imediatamente no Ensino Superior | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Se o projeto da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) passar pelas Comissões de Educação (CE), Cultura (CC), e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), estudantes em todo o Brasil poderão ter estendidas as validades das carteirinhas de estudante por 12 meses depois de concluírem o Ensino Médio. Renata pediu o desarquivamento do Projeto de Lei (PL) nº  7.893, de 2014, de autoria do ex-deputado César Halum que recebeu o nº 147, de 2023, e concede o benefício da meia entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

Continua depois da publicidade

Se aprovado na Câmara dos Deputados, a Lei nº 12.933, de 2013, que garante o benefício da meia entrada também para idosos, pessoas com deficiência, e jovens comprovadamente carentes, entre 15 e 29 anos, será alterada. Nas Comissões, o texto do PL será analisado em caráter conclusivo e segue para apreciação e aprovação do Plenário.

O PL foi desarquivado e apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em fevereiro (2), deste ano. No dia em que se encerrava o prazo para a Comissão de Educação propor emendas ao texto original, 24 de maio, foi a data em que as últimas alterações foram feitas no texto do projeto.

Das Comissões, o texto segue para revisão do Senado Federal, e aprovação em Plenário. Se não houver robustas alterações, o projeto segue para sanção ou veto, parcial ou integral, do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Continua depois da publicidade

Para quem não consegue entrar imediatamente no Ensino Superior

Esse é o objetivo do projeto. Estender a esse público, beneficiado pela conhecida Lei da Meia Entrada, acesso a espetáculos artísticos e culturais, e eventos esportivos. Em algumas unidades da federação esse benefício se estende para passagens de viagens interestaduais, caso o estudante não consiga ingressar em outros níveis de ensino.

No texto da PL, também está registrado como condição para manutenção do benefício o fato de o estudante não estar regularmente matriculado em outro nível ou modalidade de ensino, que tem a obrigação de fornecer a Carteira de Identificação Estudantil. Para gozar o direito, será necessária a apresentação do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados