Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Na edição do ano passado do "Qualidade do Café de São Paulo, foram recebidas 180 amostras nas Regionais e Casas da Agricultura
Continua depois da publicidade
O concurso quer valorizar produtos de excelência que vêm sendo cultivados pelos produtores paulistas. | Tim Mossholder/Unsplash
Em sua 22ª edição, o Concurso Estadual “Qualidade do Café de São Paulo” busca promover e divulgar os cafés do estado para os mercados interno e externo. Lançado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo este ano, o certame quer valorizar produtos de excelência que vêm sendo cultivados pelos produtores paulistas.
Continua depois da publicidade
Após o encerramento das inscrições, ocorrido no dia 17, foram contabilizadas 328 amostras de regiões produtoras do estado de São Paulo. “Na edição do ano passado, recebemos 180 amostras e hoje contabilizamos este aumento expressivo de lotes entregues nas Regionais e Casas da Agricultura. Este dado mostra a credibilidade e a importância do evento para os cafeicultores paulistas”, diz Alexandre Manzoni Grassi, diretor do Departamento de Extensão Rural (Dextru) da CATI.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Agora, as amostras serão codificadas após inserção dos dados cadastrais em sistema informatizado, que manterá sigilo absoluto até a classificação final. Entre os dias 6 e 10 de novembro, ocorrerá, com avaliação de especialistas, degustação às cegas dos cafés inscritos.
Continua depois da publicidade
“O Concurso de Qualidade do Café é uma ação essencial na avaliação do estado da arte da cadeia produtiva, assim como instrumento técnico científico na avaliação e caracterização dos grãos produzidos no Estado de São Paulo. Um esforço conjunto da pesquisa, extensão e cadeia produtiva em prol de um bem comum”, avalia Daniel Gomes, diretor da Apta Regional.
A cerimônia de premiação do concurso será realizada no auditório do IAC, em Campinas, no dia 22 de novembro. “O prêmio chancela o trabalho dos cafeicultores paulistas, que com apoio dos nossos institutos de pesquisa produzem grãos de qualidade e reconhecidos internacionalmente”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura.
O concurso é organizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), juntamente com Apta Regional, Instituto Agronômico (IAC), Instituto de Economia Agrícola (IEA) e Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), institutos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade