Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A "pré-atualização" feita online não dispensa o cidadão de ir até o centro de assistência social para finalizar a atualização do CadÚnico | Ministério da Cidadania
As famílias inscritas no Cadastro Único têm até esta sexta-feira (11) para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), data em que se encerra o prazo de revisão de dados. O prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Socual (Cras) de todo o país.
Continua depois da publicidade
É possível fazer parte da atualização do cadastro por meio da internet. Saiba como mais abaixo. O processo é mandatório para manter o acesso ao Auxílio Brasil, Vale Gás, Tarifa Social, entre a outros programas
Quem precisa fazer essa atualização?
De acordo com o Ministério da Cidadania, neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as informações junto aos municípios.
Continua depois da publicidade
O processo de revisão cadastral foi escalonado devido aos impactos causados pela pandemia de Covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.
Como fazer a atualização do CadÚnico?
Continua depois da publicidade
Parte do processo de atualização do CadÚnico pode ser feita pela internet, agilizando o processo que será feito presencialmente. Vale lembrar que essa atualização online do cadastro, não dispensa o cidadão de ir até uma unidade de referência para concluir o procedimento.
Vantagem de fazer parte do processo pela internet
A vantagem de realizar parte da atualização do CadÚnico pela internet está relacionada à simplificação do atendimento presencial, pois, com as informações pré-preenchidas no sistema, basta que o atendente confira as informações do interessado.
Continua depois da publicidade
No centro de assistência social, o possível beneficiário vai apenas vai finalizar a entrevista e informar os dados eventualmente faltantes, apresentando os documentos necessários. As informações são do site FDR.
Para usar o sistema digital faça o passo a passo:
Quem realizou o processo de regularização nos últimos dois anos não precisa comparecer ao CRAS.
Continua depois da publicidade
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município”, informou o Ministério da Cidadania em nota.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade