Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fenômeno astronômico promete espetáculo no céu noturno; entenda por que cientistas estão otimistas
Continua depois da publicidade
Cometa McNaught, em 2007, com sua grande cauda | ESO/Sebastian Deiries
O cometa C/2023 A3, que ganhou o apelido inicial de “Cometa do Século”, poderá ser visto no Brasil no fim de setembro, quando o corpo celeste deve atingir brilho intenso e será visível ao amanhecer no hemisfério sul, incluindo o Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do site do aplicativo Star Walk, o cometa C/2023 A3 estará visível nos últimos dias de setembro, quando se afastar do Sol e atingir um brilho de magnitude -1. A expectativa é que ele possa ser observado no céu matinal do hemisfério sul, com uma distância angular de 23° do Sol.
Atualmente, o cometa ainda não pode ser visto, conforme informações do Star Walk, porque está muito próximo ao sol, o que dificulta sua visualização. No entanto, à medida que setembro avança, a distância entre o cometa e o Sol aumentará, permitindo que ele se torne visível a olho nu nas primeiras horas da manhã, desde o último domingo (15/9).
O cometa será mais facilmente visto no hemisfério sul, especialmente nas áreas com menos poluição luminosa. Os astrônomos esperam que seu brilho seja comparável a cometas históricos, como o Hale-Bopp, um dos maiores cometas observados no século 20 e um dos mais brilhantes da segunda metade do mesmo século.
Continua depois da publicidade
Descoberto no início de 2023, o cometa C/2023 A3 tem gerado expectativa entre interessados nesse tema. Se as expectativas forem confirmadas, poderá superar em brilho o famoso cometa C/2020 F3 (NEOWISE), que fascinou o mundo no verão de 2020.
Além do brilho, o C/2023 A3 deve desenvolver uma cauda espetacular. Ao se aproximar do Sol, o gelo do cometa se vaporiza, formando uma longa cauda de poeira e gás que poderá ser vista a olho nu, de acordo com informações do site Star Walk.
O melhor período para observação será em outubro de 2024. No dia 12, ele estará mais próximo da Terra e deve atingir seu brilho máximo. A recomendação é observar o céu no início da noite, quando o cometa estará mais alto.
Continua depois da publicidade
Para localizar o cometa no céu, existem vários aplicativos que podem ser grandes aliados como o Star Walk e o Sky Tonight. Basta procurar um deles na loja do seu celular, baixar e, em seguida, digitar o nome do cometa no aplicativo que ele mostrará a posição exata no céu para sua localização.
Apesar do otimismo, ainda há incertezas sobre o comportamento do cometa. Alguns estudos indicam que ele pode se desintegrar antes de atingir seu brilho máximo. Outras pesquisas, contudo, mostram que o cometa está evoluindo como previsto e pode proporcionar um show inesquecível.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade