Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Na comparação com o mesmo período de 2021 houve quedas tanto no crescimento do mercado de trabalho do comércio quanto no de serviços
Continua depois da publicidade
Comércio do ABC | Wesley Rezende/Photo Press/Folhapress
Entre janeiro e outubro deste ano, o comércio no estado de São Paulo gerou 78 mil novos postos de trabalho. Isso é o que aponta a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo, índice que é apurado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Continua depois da publicidade
Na comparação com o mesmo período de 2021 foram observadas quedas tanto no crescimento do mercado de trabalho do comércio (que atingiu 40%) quanto no de serviços (8%). Para a FecomercioSP, isso pode ser explicado porque 2021 foi uma base forte de comparação, ano marcado pela retomada econômica pós-pandemia. Além disso, a inflação elevada, o crédito mais caro e o endividamento e a inadimplência altos fizeram o consumo das famílias ser mais baixo neste ano de 2022.
Considerando-se apenas o mês de outubro, foram gerados 14.192 empregos celetistas no comércio paulista, resultado 8,8% maior que em setembro deste ano e 26,2% menor que outubro do ano passado.
Para o último trimestre deste ano, a FecomercioSP projeta a geração de 45 mil postos de trabalho com carteira assinada no varejo paulista, próximo ao que foi registrado no mesmo período do ano passado (47,5 mil).
Continua depois da publicidade
Serviços
Entre janeiro e outubro deste ano, o setor de serviços paulista criou 367.685 novos empregos. Somente no mês de outubro, o saldo de mão de obra atingiu 37.275, superior ao mês de setembro, mas inferior a outubro do ano passado, quando foram gerados 58.290 empregos.
A Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo analisa o nível de emprego celetista do comércio e serviços do estado de São Paulo a partir de dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade