A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Com batismo de embarcações, Santos entrega 1ª escola pública de canoa havaiana

Evento, realizado junto ao posto de salvamento 7, foi marcado pelo batismo das canoas 'Ponta da Praia' e 'Quebra-Mar', em referência à orla e ao lugar onde o esporte começou

Pierre Courtadon

06/11/2022 às 16:16  atualizado em 06/11/2022 às 16:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

| Divulgação/PMS

Amantes de esportes náuticos se reuniram para uma grande festa nas areias e no mar da Ponta da Praia em Santos, na manhã deste sábado (5). O descontraído encontro foi para inaugurar a primeira escola pública de canoa havaiana do Brasil, aberta pela Prefeitura de Santos.

Continua depois da publicidade

O evento, realizado junto ao posto de salvamento 7, foi marcado pelo batismo das canoas ‘Ponta da Praia’ e ‘Quebra-Mar’ (no bairro do José Menino), em referência à orla e ao lugar onde o esporte começou. Precursores da modalidade, incentivadores do esporte e autoridades municipais participaram da cerimônia.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), a nova escola é voltada a pessoas de 14 a maiores de 60. As primeiras 48 vagas foram já preenchidas no primeiro dia de matrícula, e a previsão e de que, dentro de quatro meses, quando os primeiros alunos concluírem a iniciação, nova turma será atendida. 

Responsável por introduzir a modalidade no Brasil e primeiro campeão brasileiro de canoagem, Fábio Paiva foi homenageado no evento e recebeu os cumprimentos do prefeito Rogério Santos. “A canoa havaiana é um grande exemplo de esporte, saúde e de cidadania, porque se as pessoas não remarem juntas, independente das suas diferenças, a canoa não sai do lugar. Obrigado Fábio Paiva pelo seu pioneirismo e parceria ao longo dos anos”. 

Continua depois da publicidade

Emocionado, o canoísta fez menção ao caráter pública da unidade. “Essa escola é um grande legado que o poder público deixa para o esporte de Santos. Agora, a primeira escola pública de canoa havaiana do Brasil vai dar oportunidade para jovens e crianças terem contato com esse esporte e, quem sabe, formar grandes atletas”, confia. E acrescentou. “Cada remador tem um efeito propagador. Agradeço a todo esse time de excelência que está aqui, que acredita  no esporte e na canoa havaiana. A primeira escola pública é a prova de que nenhum esforço é demais quando todos fazem juntos”. 

O secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Júnior, lembrou o papel da Cidade na difusão da canoagem. “Foi em Santos que o esporte começou e aqui se difundiu. Idealizamos esse projeto e conseguimos concretizá-lo. Hoje realizo um sonho antigo de levar essa filosofia incrível de vida que é a canoa havaiana para a população, através de uma escola pública totalmente gratuita para os santistas”.

BATISMO

Continua depois da publicidade

O batismo das canoas ‘Ponta da Praia’ e ‘Quebra Mar’ coube ao pentacampeão brasileiro individual, vice-campeão mundial por equipes e top 10 no campeonato mundial individual, Cauê Serra, que é entusiasta da cultura polinésia e líder da base de canoagem Hoe Mana Canoe Clube. O atleta destacou que a canoa não é só uma ferramenta de ensino esportivo, mas também de formação de valores. “A ideia de remar junto com mais cinco pessoas visa ensinar a lidar com as diferenças e se unir para mover a canoa para frente. Batizar a canoa é honrar essas raizes e a reavivar a filosofia de união”.

Essa notício foi publicada também no Diário do Litoral.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados