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Cotidiano
A bateria do ônibus elétrico a ser lançado pela Mercedes-Benz permite ao veículo rodar 250 quilômetros sem necessidade de recarga
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Projeto está sendo conduzido por equipes da fábrica de São Bernardo, no ABC Paulista, onde o veículo será produzido | /Divulgação
Apresentado como primeiro passo da montadora no Brasil rumo à eletromobilidade, a Mercedes-Benz revelou na quarta-feira (25) que está desenvolvendo chassis elétricos de ônibus para circulação em centros urbanos do País e de mercados vizinhos do continente sul-americano, para onde pretende exportar a tecnologia.
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Resultado de investimentos de R$ 100 milhões, que fazem parte do ciclo de R$ 2,4 bilhões da marca no País entre 2018 e 2022, o projeto está sendo conduzido por equipes da fábrica de São Bernardo, no ABC Paulista, onde o veículo será produzido, com apoio de engenheiros da Daimler, dona da marca, na Alemanha, onde os protótipos já estão sendo testados. O plano é iniciar as vendas do produto em 2022.
Durante o anúncio, Karl Deppen, presidente da operação brasileira da Mercedes-Benz, sustentou que a velocidade de introdução de novas tecnologias no país depende de investimentos em infraestrutura, o que inclui postos de recarga das baterias.
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“Para que os benefícios tecnológicos aplicados à mobilidade urbana sejam agregados ao desenvolvimento social e econômico das cidades, é imprescindível que o Brasil e a América Latina também preparem sua infraestrutura para a operação dos veículos elétricos”, comentou Deppen.
Segundo Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing da montadora, a Mercedes-Benz preferiu fazer a eletrificação primeiro dos ônibus devido ao fato de o veículo coletivo urbano ter menos restrições do que os caminhões, uma vez que a falta de uma rede de recargas nacional torna inviável o uso da tecnologia em longas distâncias.
A bateria do ônibus elétrico a ser lançado pela Mercedes-Benz permite ao veículo rodar 250 quilômetros sem necessidade de recarga.
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“A gente optou por começar com chassis de ônibus urbanos, que impactam mais pessoas e a sociedade do que o caminhão elétrico, que tem restrições de infraestrutura para operação”, afirmou o executivo. “Caminhão elétrico vem na hora certa. É outra discussão que vamos ter no futuro”, acrescentou.
Segundo a Mercedes-Benz, o chassi eO500U será vendido a partir de 2022 com tração 4×2 e piso baixo. Portanto, poderá receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento, com capacidade para transportar até 83 passageiros, dos quais 29 sentados.
As vendas começam em São Paulo. “A cidade tem legislação que estabelece metas de redução de poluentes”, afirmou o diretor de Ônibus da marca, Walter Barbosa. Trata-se da lei 16.802, de 2017, que determina que os ônibus em circulação na cidade deverão poluir 50% menos até 2027.
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Para 2037, a meta é zerar as emissões. Portanto, somente modelos elétricos vão conseguir atender a legislação municipal, bem como modelos com célula a hidrogênio, por exemplo.
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