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Cotidiano
Metrô e concessionárias que têm neste momento 26 projetos em andamento na Capital e Grande São Paulo; veja o que pode mudar
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Metrô de São Paulo tem pelo menos 23 projetos de expansão em andamento | Divulgação/Metrô
O Metrô e as concessionárias que atuam no transporte sobre trilho na Capital e Grande São Paulo têm neste momento 26 projetos em andamento – entre estudos, análises e obras em si. As informações foram passadas à Gazeta por diferentes pastas do governo paulista.
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Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Metrô de forma individual – sem empresas privadas envolvidas – conta com três obras em andamento, nas linhas nas linhas 2-Verde, 15-Prata e 17-Ouro.
Na 2-Verde, as obras se iniciaram em 2020 para a ampliação da linha em 8 quilômetros com mais oito estações na zona leste da Capital, entre Vila Prudente e Penha.
Há previsão de conclusão em duas etapas: 2026 até a Vila Formosa e 2027 até a Penha.
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Na 15-Prata, há obras também de ampliação, iniciadas em 2022.
Segundo o Metrô de São Paulo, serão mais 4,8 quilômetros de extensão entre Jardim Colonial e Jacu Pêssego, no sentido leste, e até Ipiranga, no sentido oeste.
A previsão de abertura é em 2027. Não foi especificado o mês que a linha deve iniciar a operação.
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Já a Linha 17-Ouro está em implantação com 6,7 quilômetros de operação para o trecho entre o Aeroporto de Congonhas e o Morumbi (Linha 9-Esmeralda). As obras foram retomadas em 2023, com previsão de abertura em 2026.
Há ainda quatro projetos do Metrô para a implantação de novas linhas, além de ampliação em mais uma linha. Eles são relacionados à Linha 2-Verde, à Linha 16-Violeta, à Linha 19-Celeste, à Linha 20-Rosa e, por fim, à Linha 22-Marrom.
Segundo o Metrô, a 2-Verde vai contar com mais duas fases de ampliação em cada uma ponta da linha, conectando a estação Vila Madalena a Cerro Corá (com mais 1,3 quilômetros e uma estação, em fase de Projeto de Investigações Geotécnicas) e a estação Penha à Dutra, em Guarulhos (5,8 quilômetros e 5 estações em fase de Projeto Executivo).
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Há um projeto para o trecho entre Oscar Freire e Tiradentes, com 31,9 quilômetros de extensão operacional e 23 estações. Está neste momento em fase de contratação do Anteprojeto de Engenharia.
Linha 19-Celeste: de Bosque Maia, Guarulhos, a Anhangabaú, com 17,6 km e 15 estações. O Metrô concluiu recentemente o Projeto Básico.
Um projeto estuda a criação de um trecho de Santa Maria a Santo André, com 31,1 quilômetros e 24 estações. O Metrô concluiu o Anteprojeto de Engenharia e está finalizando a contratação do Projeto Básico.
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Essa ligaria do bairro do Sumaré, na Capital, a Cotia, com 29 quilômetros e 19 estações. Está em fase de elaboração do Anteprojeto de Engenharia.
Há também uma série de projetos das concessionárias privadas que operam o transporte sobre trilho para expansão da malha ferroviária na Capital e na Grande São Paulo.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), atualmente o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) tem dois projetos de implantação das linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que estão em fase de elaboração dos estudos técnicos para viabilidade de concessão.
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Já o programa SP nos Trilhos, lançado em maio deste ano, conta com 13 projetos metroviários para atender a Capital e região metropolitana, seja para passageiros, seja para cargas.
São eles:
Entre as linhas concessionadas, a SPI informou que há a extensão da Linha 4-Amarela, que será a primeira metroviária a sair dos limites da Capital.
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Com duas novas estações (Chácara do Jockey – ou Chácara do Jóquei, já que ainda não há definição sobre a nomeclatura ser na forma inglesa ou aportuguesada – e Taboão da Serra), a extensão prevê mais 3,3 quilômetros de trilhos, com início das obras previstas para o fim deste ano e início da operação no fim de 2028.
A Linha 5-Lilás, segundo a pasta, também vai ter duas novas estações: Comendador Sant’anna e Jardim Ângela.
O aditivo, assinado em 21 de junho deste ano, prevê mais 4,3 quilômetros de extensão e as obras devem ser iniciadas no início de 2025 e a previsão de entrega é em 2029.
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O Governo de São Paulo ainda promete entregar em 2026 o primeiro trecho da Linha 6-Laranja, entre as estações Brasilândia e Perdizes.
Em 2027, o segundo trecho será entregue, das Perdizes a São Joaquim, interligando a zona norte ao centro da cidade e conectando com a linha 1-Azul do Metrô e 7, 8 e 9 de trens urbanos. Já as linhas 16 e 22 estão em fase inicial de estudo.
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