Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Município será o primeiro da região metropolitana a ter uma estação do Metrô; projeção é que obra seja entregue em 2028
Continua depois da publicidade
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) visitou a cidade de Taboão da Serra, na grande São Paulo, nesta segunda-feira (10) | Matheus Herbert/Gazeta de S.Paulo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos) visitou a cidade de Taboão da Serra, na grande São Paulo, na tarde desta segunda-feira (10). Tarcísio participou da assinatura do contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão.
Continua depois da publicidade
A previsão é que as obras comecem em dezembro deste ano e a estação de Taboão da Serra entre em operação até 2028. O município será o primeiro da região metropolitana a ter uma estação do Metrô.
“Taboão merece o Metrô chegando aqui. Imediatamente após essa assinatura começamos a colocar os projetos em prática e em breve também os processos de desapropriação. As obras do metrô começam em dezembro aqui em Taboão da Serra. Investimento que ultrapassa R$ 3,4 bilhões. Espero em 2028 retornar aqui para acompanhar as primeiras viagens”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey, na zona oeste da Capital e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras.
Continua depois da publicidade
Já o prefeito de Taboão da Serra, Aprígio (Podemos) celebrou a conquista do Metrô. “Hoje é um dia de celebração e festa aqui em Taboão da Serra. O Metrô vai beneficiar Taboão e toda a região sudoeste da Grande São Paulo. Nossa região conta com mais de 1,5 milhão de moradores. Nosso mandato é para servir a população”, pontuou.
Na última semana, a Prefeitura de Taboão da Serra já havia assinado um convênio com o governo estadual que autorizava as obras da estação do Metrô na cidade.
A estação do Metrô de Taboão da Serra pertencerá a Linha 4-Amarela. O projeto de expansão vem sendo desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a concessionária CCR que administra a linha.
Continua depois da publicidade
A estação de Taboão da Serra irá funcionar na antiga concessionária Sorana Sul, às margens da rodovia Régis Bittencourt, ao lado do novo prédio da prefeitura de Taboão da Serra (Niasi).
O terreno de 30 mil m² irá abrigar ainda um terminal de ônibus para receber passageiros de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além um bicicletário, áreas comerciais, salas técnicas e operacionais.
A ideia é que a ligação entre o município de Taboão da Serra e o centro de São Paulo seja reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Linha 4-Amarela possui 12,8 km de extensão e 11 estações. Com a ampliação, serão 16,1 km e 13 estações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade