A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Central de monitoramento ajuda a prender suspeitos de roubos em Taboão da Serra

Centro de Operações e Inteligência foi inaugurado em junho de 2020 e já auxiliou em outras importantes prisões de suspeitos

28/11/2022 às 15:12  atualizado em 28/11/2022 às 16:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Esta não é a primeira vez que o COI auxilia em uma importante detenção de suspeitos

Esta não é a primeira vez que o COI auxilia em uma importante detenção de suspeitos | Reprodução/instagram

O Centro de Operações e Inteligência de Taboão da Serra, inaugurado em junho de 2020, ajudou na captura de dois suspeitos de praticar roubos no bairro Jardim Pedro Gonçalves. A localização dos indivíduos foi possível por meio de videomonitoramento.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações do prefeito Aprígio (Podemos), agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que estavam em uma viatura na avenida Vida Nova foram procurados por três pessoas que informaram que no Jardim Pedro Gonçalves havia uma moto com dois indivíduos praticando roubo.

Os guardas então comunicaram o COI, que passou a  monitorar pelas câmeras a ação dos suspeitos. Em seguida, equipes da ROMUCAM e viaturas de área se deslocaram para o local e fizeram o cerco aos dois homens. Os indivíduos foram detidos na rodovia Régis Bittencourt.

Veja abaixo o vídeo monitoramento realizado pelo COI para localização dos suspeitos:

Continua depois da publicidade

"Aos nossos nobres GCMs, parabéns pela atuação. Seguimos trabalhando para uma Taboão mais segura.", comentou o prefeito Aprígio em sua conta no Instagram.

O que é o COI

Continua depois da publicidade

O Centro de Operações e Inteligência – COI foi criado para monitorar as vias do município de Taboão da Sera. As câmeras de vigilância inteligentes utilizam tecnologia de ponta, criando uma barreira em todas as vias de acesso à cidade.

Ao todo, são 40 câmeras com alta resolução que estarão à disposição do Centro de Operações e Inteligência – COI, que será operado pela Guarda Civil Municipal. 

As câmeras de monitoramento foram instaladas em diversos pontos e principalmente em ruas e avenidas na divisa com São Paulo e Embu das Artes. Todos os veículos que entram em Taboão da Serra serão rastreados e o seu caminho dentro da cidade monitorado. A tecnologia permite que a GCM e a Polícia Militar tenham em tempo real informações sobre veículos suspeitos e sua localização.

Continua depois da publicidade

Ainda em 2020, no mês de novembro, a Prefeitura de Taboão da Serra anunciou a ampliação do COI com a instalação de 25 novas câmeras de monitoramento em diferentes pontos do município.

Na região do Jardim São Miguel e do Parque Pedro Gonçalves, bairros que possuem apenas uma via de entrada e uma de saída, a prefeitura instalou as câmeras para auxiliar no monitoramento da região, que é mais isolada, com poucas pessoas nas ruas.

Outra caso de sucesso

Continua depois da publicidade

Em agosto de 2020, câmeras de vigilância flagraram o momento em que um homem usou uma moto descer um escadão a fim de tentar assaltar uma mulher em Taboão da Serra.

Nas imagens, que foram divulgadas pelas redes sociais à época, é possível ver a mulher descendo o escadão com uma bolsa na mão e o bandido, pilotando a moto, logo atrás. Na imagem de outra câmera, é possível ver a vítima caindo e batendo o rosto na calçada. Ela corre para a direita e logo em seguida o assaltante aparece.

Relembre o vídeo abaixo:

Continua depois da publicidade

A placa da moto utilizada pelo suspeito foi identificada com a ajuda do COI e, dias depois, o mesmo veículo foi localizado em Taboão da Serra. O novo condutor da mto foi levado para a DISE, da Polícia Civil, onde esclareceu que o autor da tentativa de assalto no escadão era, na verdade, seu filho.

Diante da informação, a DISE de Taboão da Serra realizou uma diligência e localizou o suspeito em São Paulo. Ele foi localizado e levado à delegacia onde confessou o crime. A vítima do assalto teve um corte profundo na perna e precisou levar 50 pontos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados