Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Previsão para os próximos dias indica que as chuvas continuarão intensas na capital paulista
Continua depois da publicidade
Início de novembro está em alerta para temporais no Estado | Arquivo/Diário do Litoral/Matheus Tagé
A semana começou com céu encoberto e chuva leve na cidade de São Paulo. A previsão para esse início de semana será de muitas nuvens e poucas aberturas de sol durante o dia.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, a previsão para os próximos dias indica que as chuvas continuarão intensas na capital paulista. O início de novembro está em alerta para temporais no Estado, que já ocorre desde o início da semana na Grande São Paulo e no interior.
A cidade de São Paulo esquentou nesta terça-feira alcançando quase 29°C durante a tarde. Para esta quarta-feira a previsão é de outra tarde abafada com previsão de pancadas de chuva e raios à tarde e à noite.
O primeiro fim da semana de novembro teve um cenário climático com pouca nebulosidade e com termômetros oscilando no Sudeste do Brasil. As fortes chuvas devem retornar à rota da capital na forma de pancadas e com altos acumulados em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Entre a quarta (6/11) e a quinta-feira (7/11) o processo de formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil deve trazer ainda mais instabilidades sobre o país.
A partir da noite de quinta, ela avança e aumenta a instabilidade principalmente na capital paulista, também por conta da formação de uma área de baixa pressão no mar, entre a costa paulista e fluminense.
A primeira semana do mês de novembro pode terminar com fortes pancadas de chuva em grande parte do País, com possibilidade para transtornos entre a sexta e o próximo fim de semana.
Continua depois da publicidade
As frentes frias da primavera costumam ser mais intensas devido à transição entre as estações de características climáticas opostas. Essa combinação cria um forte contraste de temperatura entre o ar frio que avança do Sul e o ar quente que já se acumula nas regiões mais ao norte.
Nesse período do ano, massas de ar frio vindas das regiões polares conseguem atingir o Brasil. Ao mesmo tempo, o calor da primavera começa a se intensificar, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte.
O risco de temporais continua alto em todo o estado de São Paulo. Há risco de chuva de moderada a forte intensidade em todos os municípios da Grande São Paulo, com potencial para alagamentos.
Continua depois da publicidade
De acordo com uma análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região da grande São Paulo permanece com risco moderado de deslizamentos de terra.
As áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro têm aumento do risco de inundações, especialmente em zonas urbanas densas e áreas próximas a rios e córregos.
Segundo a previsão do CGE, a quinta-feira (7/11) o sol deve aparecer entre nuvens e mantém o tempo abafado. Entre a tarde e a noite, a aproximação da frente fria favorece a ocorrência de chuvas com descargas elétricas e rajadas de vento que podem superar os 50 quilômetros por hora na Grande São Paulo.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira (8/11) as precipitações serão generalizadas e com grandes volumes acumulados, o que aumenta o potencial para formação de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de pequenos rios e córregos.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias na capital paulista:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade