Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Pretensão do Banco Santander de comercializar a área pode ir abaixo
Continua depois da publicidade
Cláusula na criação do parque do Bixiga pode transformar Clube Banespa em parque | Linkedin/Banesp
A última votação do projeto de criação do parque do Bixiga, no centro de São Paulo, deve acontecer neste mês e pode definir também outra disputa, entre o Banco Santander e o Esporte Clube Banespa.
Continua depois da publicidade
Localizado no centro de São Paulo, na região do Bixiga, um terreno de 11 mil metros quadrados é motivo de disputa por pelo menos 40 anos.
De um lado da briga, o teatro Oficina, que ocupa o terreno. José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, dramaturgo morto em 2003, é o dono da companhia e que, em vida, sempre teve o sonho de transformar a área em um parque público.
Do outro, o Grupo Sílvio Santos, proprietária dos 11 mil metros quadrados e que pretendia subir ali um empreendimento de prédios comercias e residenciais.
Continua depois da publicidade
O embate parece próximo do fim com a entrada do poder executivo do município. Ricardo Nunes enviou à Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que cria o Parque Municipal do Bixiga. O grupo chefiado pelo dono do SBT está disposto a negociar.
O Banco Santander mantém, até 2030, um contrato de empréstimo gratuito com o Esporte Clube Banespa, que usa a área, assim como o Teatro Oficina usufruia de espaço no Bixiga.
Em 1979, o clube e o Banespa assinaram acordo de uso gratuito do imóvel, com a condição de devolução no mesmo estado ao fim do prazo, estipulado para o fim de 2025. Quando o Banco Santander comprou o Banespa, foi assinado uma cláusula de honra para que o trato fosse cumprido pela nova instituição e, mais tarde, prorrogado até 2030.
Continua depois da publicidade
O Santander quer romper o arranjo antes do prazo para comercializar o terreno de 60 mil metros quadrados, avaliado em R$ 1 bilhão na região de Santo Amaro, zona sul de São Paulo.
Como argumento, o Santander alega o descumprimento da manutenção local, que, segundo o contrato, adiantariam a devolução da área.
Em resposta, a defesa do Clube Banespa disse que as falhas contratuais aconteceram durante a pandemia, quando não era possível realizar a manutenção devido às restrições de circulação.
Continua depois da publicidade
Em caso de aprovação do projeto de criação do parque do Bixiga, o Santander pode se utilizar do mesmo argumento para tentar a quebra de contrato de forma prévia e tentar a venda do terreno para que se crie ali um espaço de uso coletivo, o que permitiria a compra do terreno pelo município de São Paulo
Uma emenda de autoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD) já teria sido firmada nessa questão sob a justificativa de preservar a vegetação que ocupa grande parte do terreno.
O clube foi fundado por funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), em 1930, em Santo Amaro, região sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Ao longo dos anos, o Clube Banespa tornou-se uma potência no esporte paulista e nacional. Confira alguns atletas revelados no Clube Banespa e suas principais conquistas.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade