A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cidades do País iniciam aplicação da Janssen

SÃO CAETANO E OUTRAS. Cidade do ABC Paulista foi escolhida porque centro de pesquisa do município participou da fase 3 de testes do imunizante contra a Covid

26/06/2021 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avião chegou nesta semana ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos,  com vacinas da Janssen

Avião chegou nesta semana ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com vacinas da Janssen | Reprodução/Twitter

A vacina da Janssen contra a Covid-19, de dose única, já começou a ser aplicada no Brasil na sexta-feira (25). Vitória e Goiânia iniciaram a imunização logo cedo e São Caetano do Sul, no ABC Paulista, previa usar o imunizante a partir das 15h.

Continua depois da publicidade

Na capital do Espírito Santo, a analista Ana Paula Ferreira de Carvalho, 43, foi uma das primeiras a receber a Janssen. A cidade recebeu 7.020 doses nesta quinta (24) e está imunizando pessoas com mais de 35 anos.

Em Goiânia, outra cidade que já está utilizando a dose única da Janssen, a faixa etária a ser imunizada é a partir de 49 anos.

São Caetano do Sul recebeu 824 doses, que seriam distribuídas a moradores de 44 e 45 anos, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação).

Continua depois da publicidade

A cidade da Grande São Paulo foi escolhida porque o Centro de Pesquisas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) participou da fase 3 de testes do imunizante. Na época, 28 centros de pesquisas do País e sete mil voluntários contribuíram com o programa que avaliou o imunizante.

Os imunizantes da Janssen que estão sendo utilizados são do lote com 1,5 milhão de doses enviado pelos EUA e que chegou ao País na terça-feira (22).

Chegou na manhã de sexta ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, um segundo lote com 2 milhões de doses da Janssen. Está prevista para este sábado (26) uma remessa com 942 mil doses.

Continua depois da publicidade

Esse é o maior número de vacinas mandadas pelos Estados Unidos para qualquer país até agora de forma direta -ou seja, fora do escopo do Covax, iniciativa vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS) para a distribuição de imunizantes a nações em
desenvolvimento.

A Frente Nacional dos Prefeitos afirma que o envio das vacinas Janssen é resultado de um pedido da FNP e do Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) feito em uma reunião no dia 26 de março.

Em março, o governo nacional fechou um contrato para obter 38 milhões de doses de vacinas da Janssen, que precisa de apenas uma dose. A previsão inicial de entrega era de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

Continua depois da publicidade

A imunização no Brasil tem enfrentado gargalos. Nesta quarta (23), levantamento do jornal "Folha de S. Paulo" mostrou que nove capitais estavam com a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 suspensas ou reservadas apenas para alguns grupos e à espera de novas doses.

Em Aracaju, João Pessoa, Campo Grande e Salvador, a falta de imunizantes levou à suspensão total desta fase. Já capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Cuiabá e Rio Branco restringiram a grupos seletos devido ao estoque reduzido.
(FP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados