A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 28 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cidade do litoral de SP implementará 1ª usina de dessalinização do Estado

Projeto está previsto para 2026 e pretende liberar pelo menos 20 litros de água potável por segundo

Isabela Alves

28/04/2025 às 15:00  atualizado em 28/04/2025 às 15:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Usina será construída nas margens do Ribeirão Água Branca

Usina será construída nas margens do Ribeirão Água Branca | Prefeitura de Ilhabela

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, vai implementar a primeira usina de dessalinização do Estado que transforma a água do mar em potável.

Continua depois da publicidade

A implementação está prevista para 2026 e pretende liberar pelo menos 20 litros por segundo de água potável para 8 mil habitantes do município, principalmente os que vivem nas áreas remotas. 

O projeto é uma parceria entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a prefeitura local.

Com investimento de R$ 60 milhões, a usina será construída nas margens do Ribeirão Água Branca e pode aumentar em até 22% a oferta de água tratada. 

Continua depois da publicidade

A usina será construída em um local em que a água é salobra devido à intersecção entre o mar e a bacia de água doce (possui menor quantidade de sal que a água salgada, mas também possui maior quantidade de sal que a água doce) e que avança a ilha por cerca de um quilômetro.

Osmose reversa

A construção estará em um local estratégico da ilha para fazer o processo da osmose reversa, uma tecnologia de tratamento de água que utiliza uma membrana semipermeável para separar impurezas e sais da água, utilizando pressão para forçar a passagem da água através da membrana. 

Ao fim do processo, a água será remineralizada para adequação ao consumo humano.

Continua depois da publicidade

Para evitar os impactos ambientais, a salmoura (solução aquosa de sal, geralmente com cloreto de sódio) que restar será direcionada para uma rede coletora de esgoto, diluída e tratada. 

A usina chega em um momento em que Ilhabela enfrenta desafios no abastecimento de água, especialmente durante a alta temporada, quando o número de pessoas no município chega a triplicar. 

Ilhabela, que já possui uma das praias mais românticas do mundo, utilizará do mesmo sistema de dessalinização para enfrentar a escassez hídrica de outros lugares do mundo, como Israel, Dubai (EAU) e Califórnia (EUA).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados