Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Prefeito eleito pretende triplicar as mais de 120 câmeras de monitoramento no Guarujá nos próximos três primeiros meses
Continua depois da publicidade
Recentemente, a 'Gangue das Lives' tem assustado moradores e turistas da cidade | Divulgação/ Prefeitura do Guarujá
Quarenta e oito horas antes de se tornar prefeito de Guarujá, Farid Madi informou que já são mais de 120 câmeras de monitoramento no município – o dobro do existente na cidade, que tinha apenas 56 câmeras e ainda desativadas.
Continua depois da publicidade
O prefeito eleito pretende pelo menos triplicar esse número nos próximos três primeiros meses à frente da administração.
A informação foi passada na tarde desta sexta-feira (30/12) no Casa Grande Hotel, na Enseada, onde Farid Madi se reuniu com membros do Movimento Guarujá 2034 e representantes da sociedade civil organizada para tratar de Segurança Pública.
No encontro, que contou com representantes da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP/SP), Farid oficializou a participação do sistema de câmeras de monitoramento no Guarujá no Programa Muralha Paulista, do Governo do Estado, a partir de 1º de janeiro.
Continua depois da publicidade
Foi na oportunidade que Farid propôs a integração das câmeras externas de segurança de estabelecimentos, condomínios, hotéis e moradores ao sistema de monitoramento da Prefeitura, formando uma grande rede de segurança monitorada 24 horas por dia.
Ainda neste mês, a Central de Monitoramento por Câmeras do Guarujá, que estava desativada desde 2022, voltou a funcionar pelas mãos de Farid. Bastaram apenas dois telefonemas dele para que as empresas que já prestavam serviço as religassem e o sistema voltasse a funcionar.
“Não tinha câmeras funcionando. Fizemos um movimento muito simples, unimos as pontas e, rapidamente, reativamos a central e recuperamos as câmeras com ajuda de pessoas que já estão colaborando com nosso futuro governo”, disse Farid.
Continua depois da publicidade
O prefeito eleito disse que o empenho será não só para dar segurança aos turistas, mas aos cerca de 300 mil habitantes de Guarujá e de Vicente de Carvalho, que precisam estar seguros a partir de 2025.
“Chegamos, estamos dispostos a fazer um bom trabalho para melhorar a segurança da sede e do distrito. Já existe um convênio da Prefeitura com o Estado e, hoje, a sociedade civil se une a todos nós. Serão milhares de câmeras, acredito”.
Farid afirmou que seu governo vai investir muito em tecnologia para a área de segurança. “Já ganhamos três câmeras de reconhecimento facial e elas já estão sendo instaladas. Vamos ter pontos de averiguação de veículos e adotaremos um trabalho muito grande, para efetivamente a cidade seja monitorada”, revelou.
Continua depois da publicidade
O prefeito eleito adiantou à reportagem que deve abrir alguns concursos públicos, entre eles para aumentar o efetivo da Guarda Municipal para melhorar o patrulhamento das praias e dos comércios. “Entendemos também que precisamos investir mais nos recursos humanos em determinados setores da cidade”, finalizou.
O esforço de Farid Madi para melhorar a segurança de Guarujá e Vicente de Carvalho é necessário.
Recentemente, uma nova modalidade de assaltos tem assustado moradores e turistas. É a já conhecida 'Gangue das Lives', em que um grupo de suspeitos aborda e assalta as vítimas em pontos turísticos, foge com o produto do roubo antes da chegada da polícia e depois posta as imagens em vídeos no Instagram.
Continua depois da publicidade
De acordo com moradores, os suspeitos estão se aproveitando do maior número de turistas na cidade devido ao início da alta temporada e realizando ações em grupo. Eles miram principalmente pessoas com correntinhas de ouro, relógios e celulares. Com o aumento de câmeras, será mais fácil os agentes públicos e a polícia chegarem aos criminosos.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) reforça a necessidade das vítimas registrarem as ocorrências para possibilitar o monitoramento dos índices criminais. Este ano, em relação ao ano passado, os roubos e furtos no Guarujá caíram 39,8% e 16,8%, respectivamente.
Recentemente, a Prefeitura de Guarujá disse que, embora a segurança pública seja atribuição do governo estadual, investiu em equipamentos e aumentou o efetivo da Guarda Civil Municipal com mais 108 agentes, totalizando 377 guardas.
Continua depois da publicidade
Também estabeleceu parceria com a Polícia Militar, por meio da Operação Delegada, contando com mais 600 policiais militares ao mês no policiamento, em suas horas de folga.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade