Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O edifício, em Sorocaba, deve ter mais de 170 andares e cerca de um quilômetro de altura | Depositphotos
O interior de São Paulo pode ter em breve o maior prédio do mundo. O edifício, em Sorocaba, deve ter mais de 170 andares e cerca de um quilômetro de altura. A aposta da prefeitura, responsável pelo projeto, é ganhar projeção e aumentar o turismo na região.
Continua depois da publicidade
Segundoo município, a cidade seria beneficiada com 5 mil novas vagas de trabalho, diretas e indiretas, gerando um investimento de R$ 2 bilhões por parte da iniciativa privada. A cidade de São Paulo quase teve prédio mais alto do mundo.
A inspiração para a criação é o arranha-céu Burj Khalifa, de 828 metros, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes.
A primeira audiência pública para debater o projeto ocorreu em outubro do ano passado, na Câmara Municipal de Sorocaba. Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito reeleito no segundo turno, defende que o prédio movimentará o centro, evitando o esvaziamento da área, como ocorre em grandes capitais.
Continua depois da publicidade
A estratégia de construção de arranha-céus, que parecem desproporcionais, também é adotada em capitais como Palmas (TO), João Pessoa (PB) e Goiânia (GO).
Atualmente, a região denominada central da cidade abrange o perímetro formado pelas avenidas Dom Aguirre, Dr. Afonso Vergueiro, Dr. Eugênio Salerno, Moreira César e Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.
Segundo o prefeito, empresas, que ainda não foram reveladas, manifestaram interesse em construir o megaedifício, com apoio do município em relação às licenças. Uma empresa de engenharia teria feito os estudos de revisão do Plano Diretor.
Continua depois da publicidade
Os técnicos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) fizeram análises em conjunto com a empresa parceira na revisão do Plano Diretor e a região central estaria preparada para receber um prédio desse porte.
No Brasil, o maior prédio é o Yachthouse, que fica Balneário Camboriú (SC), com 290 metros e 81 andares. O município catarinense vai abrigar também o Senna Tower, o maior arranha-céu atualmente em construção no País. Ele terá 500 metros.
Leia mais em:
Continua depois da publicidade
Já em Sorocaba, o edifício mais alto é o Ícone, com 141 metros de altura e 45 andares, mas fica fora do centro, no bairro Jardim Faculdade, na zona sul da cidade. Na região central predominam prédios de médio porte, com no máximo 30 andares.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade