Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Capital ainda não tem uma previsão de quando irá iniciar o processo de imunização; doses são distribuídas pelo Ministério da Saúde
Continua depois da publicidade
Guarulhos e outras cidades da Grande São Paulo começaram a vacinar contra a doença neste mês | José Cruz/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A cidade de São Paulo ainda não tem uma previsão de quando irá iniciar o processo de imunização contra a dengue na rede municipal de saúde. Guarulhos e outras cidades da Grande São Paulo começaram a vacinar contra a doença neste mês. As doses para a imunização são repassadas pelo Ministério da Saúde (MS).
Saiba por que hemorragia não é o principal sintoma da dengue grave
Procurada pela reportagem da Gazeta, a Prefeitura de São Paulo disse que já enviou dois ofícios solicitando os imunizantes para iniciar o processo nas unidades básicas de saúde. “A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminhou no dia 20 de fevereiro um novo ofício ao Ministério da Saúde (MS) reforçando a necessidade de receber as doses da vacina contra dengue para proteger a população. O segundo ofício foi enviado no dia 6 de fevereiro e o primeiro no dia 30 de janeiro".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Escolha das cidades
No dia 25 de janeiro, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos cerca de 500 municípios brasileiros que iriam receber doses do imunizante num primeiro momento para vacinação do público-alvo, da faixa entre 10 e 14 anos.
No estado de São Paulo, receberam a imunização as seguintes cidades: Guarulhos, Suzano, Guararema, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá, Arujá, Santa Isabel, Biritiba-Mirim e Salesópolis. A capital paulista ficou fora da lista.
Continua depois da publicidade
Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios
Segundo o Ministério da Saúde, a restrição na cobertura vacinal se deve à baixa capacidade na produção do imunizante pelo laboratório Takeda Pharma.
A imunização foi anunciada pelo governo desde o início da nova gestão do Ministério da Saúde, em meio à alta de casos e mortes no País.
Continua depois da publicidade
'Dia D' contra dengue movimenta escolas, Defesa Civil e cidades de SP; entenda mutirão
Em 2023, o Brasil bateu o recorde de mortes com 1.096 óbitos. Em 2024, o número de casos registrados já é o dobro que no mesmo período do ano passado.
A Gazeta também procurou o Ministério da Saúde e questionou se existe a previsão de novas doses de vacinas contra a dengue para o estado de São Paulo e a Capital. Até o momento a pasta não se manifestou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade