Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, foi presenteada pelo escultor Gilmar Pinna com uma estátua de 50 metros
12/10/2023 às 17:00 atualizado em 12/10/2023 às 23:53
Continua depois da publicidade
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, ganhou nesta última semana uma estátua com a pretenção de se tornar uma nova atração turística na região | Lucas Lacaz Ruiz/ Folhapress
A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, ganhou nesta última semana uma estátua com a pretensão de se tornar uma nova atração turística na região. A estátua, maior que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi doada pelo escultor Gilmar Pinna e será o centro de um novo parque turístico. A obra começou a ser construída em 2017, mas em 2019 foi paralisada devido a processos na Justiça. A Gazeta levantou detalhes sobre a enorme escultura e sobre a longa disputa judicial.
Continua depois da publicidade
Como visitar o local:
A escultura está situada no bairro de Itaguaçu, junto a uma pousada na rua Itatiba. O local está disponível para visitação das 6h às 23h, com entrada gratuita. A área onde o monumento foi instalado está aproximadamente a três quilômetros de distância do Santuário Nacional de Aparecida.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
A escultura
No ano de 2019, a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, foi presenteada pelo renomado escultor Gilmar Pinna com uma estátua de 50 metros. O monumento foi inaugurado mesmo inacabado e foi instalado em uma área que se tornará um parque - sem previsão de inauguração.
O artista em entrevista à Gazeta contou que já gastou mais de R$ 5 milhões para fazer a escultura da santa e que o projeto é a obra de sua vida. Ela já pode ser visitada, mas Gilmar Pinna alerta que a estátua ainda não está finalizada. “O projeto tem 4 fases, a primeira de construir a santa já está finalizada, mas faltam outras 3 etapas que são:
Continua depois da publicidade
Disputa judicial
A escultura de Gilmar Pinna foi paralisada em 2019 devido a uma ação movida pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea). A entidade entrou com uma ação questionando a construção do monumento religioso, pois foi alegado, o uso e doação de terrenos públicos doados pela municipalidade e recursos públicos para promover figura religiosa. O texto conta com informações do "Folha de São Paulo" e "Metrópole".
Continua depois da publicidade
A juíza responsável pelo caso, Luciene Bela Ferreira Allemand, acatou o pedido e proibiu a instalação. “Não se pode permitir a subvenção de uma religião específica pelo Poder Público, tampouco que as verbas públicas sejam utilizadas para construção de obras religiosas quando existentes outras destinações de suma importância, em evidente a má utilização dos recursos públicos”, determinou a juíza na época.
O prefeito da cidade, Luiz Carlos de Siqueira, comentou a decisão Judicial. “Aparecida é a capital mariana do Brasil, e essa decisão do tribunal veio reconhecer o sentimento de religiosidade do povo brasileiro”.
Parque Temático
Continua depois da publicidade
O Parque Temático que abrigará a estátua está em construção e terá aproximadamente uma área de 130 mil metros quadrados com um estacionamento com a capacidade de até dois mil veículos. As obras no local estão em fase de terraplanagem e estão previstas para serem concluídas em dois anos.
Atualmente, está em construção um elevador panorâmico no seu interior, proporcionando aos visitantes uma vista deslumbrante da basílica.
"Este monumento que a cidade está prestes a ganhar será o marco inicial do parque municipal, o qual certamente impulsiona ainda mais o turismo na região. O principal atrativo será, sem dúvida, a imagem de Nossa Senhora Aparecida inserida no mapa do Brasil. Além disso, o parque contará com restaurantes e amplas áreas verdes. A entrada será gratuita para os moradores locais, enquanto os turistas pagarão uma taxa de entrada", declarou ao Metrópole, Domingos Monteiro, secretário de administração de Aparecida.
Continua depois da publicidade
O valor da taxa ainda não foi definido.
Exposição itinerante:
O escultor Gilmar Pinna, responsável por fazer a imagem de Nossa Senhora Aparecida, também é responsável por outras obras, que podem ser vistas na exposição "O Caminho: A Vida Pública de Jesus Cristo”. A exposição segue rodando cidades do Brasil.
Continua depois da publicidade
A exposição itinerante conta com 50 obras de grandes proporções. As esculturas retratam personagens e cenas icônicas do Novo Testamento, como o nascimento de Jesus na manjedoura, o batismo por João Batista e a Via Crucis do mártir, representando os momentos cruciais de sua vida. As esculturas, também forjadas em aço inox, variam de 3 a 7 metros de altura.
*Assistente de Reação, sob supervisão de Matheus Herbert.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade