Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Defesa Civil alerta não ser recomendado que pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia; veja a situação no litoral paulista
Continua depois da publicidade
A força do vento que atingiu a Baixada Santista na madrugada desta quinta-feira (13) assustou moradores da Região e resultou em estragos pelas cidades. | Nair Bueno/DL
Os fortes ventos que atingem o litoral paulista nesta quinta-feira (13) interromperam a travessia de balsa entre as cidades de Guarujá e Bertioga. As demais travessias permanecem funcionando normalmente.
Continua depois da publicidade
Em alerta, a Defesa Civil afirma que "não é recomendado que pessoas permaneçam no mar e nas orlas da praia, mantendo também atenção com as edificações, infraestruturas e evitem parar próximo a árvores e vias em áreas que sejam vulneráveis à erosão e inundações costeiras".
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a região da Baixada Santista registrou 16 quedas de árvores até as 8h desta quinta em razão das rajadas de vento.
No litoral norte, houve quatro quedas de árvores. Não há vítimas registradas.
Uma mudança brusca no tempo já provoca ventos fortes e queda brusca na temperatura nesta quinta-feira (13) no estado de São Paulo. O ciclone extratropical que atua no Sul do Brasil provoca rajadas até sexta (14).
Continua depois da publicidade
Em seu alerta, a Defesa Civil afirma que os ventos podem chegar a até 90 km/h na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Ribeira e na região de Itapeva.
Já o frio deve ficar mais intenso na sexta e seguir baixa no fim de semana.
A Marinha emitiu dois alertas nesta semana para riscos de ondas que podem atingir de 4 m a 4,5 m em São Sebastião, no litoral norte, em virtude de ressaca no mar provocada pela ação do ciclone extratropical.
Continua depois da publicidade
Por causa das alterações no mar, o Departamento Hidroviário, do governo estadual, afirmou que há possibilidade de interrupção dos serviços de balsas operados em São Paulo --que ocorrem, por exemplo, na travessia entre Santos e Guarujá e entre São Sebastião e Ilhabela.
Cubatão
O ciclone extratropical que chegou na região nesta quinta-feira (13) derrubou estrutura montada para o Festão Cubatão, no Kartódromo Municipal. O espaço onde acontece os shows do evento e está situada a praça de alimentação foi derrubado pela ventania.
Continua depois da publicidade
Desta forma, a Prefeitura de Cubatão, por questões de segurança e remontagem do evento, suspendeu as atividades do Festão no próximo fim de semana (de sexta, dia 14, a domingo, dia 16). A Defesa Civil já foi acionada e deve realizar vistoria no local ainda hoje.
As atrações previstas para estas sexta, sábado e domingo, deverão acontecer em outras datas a serem definidas. A terceira eliminatória do Show de Calouros, que aconteceria domingo, deverá ser transferida para o dia 23, domingo, e a grande final, no dia 29, sábado. As datas serão confirmadas pela organização do evento em detrimento da agenda dos artistas.
Continua depois da publicidade
A Administração Municipal informa também que o encerramento do Festão está mantido para 30 de julho. "A Prefeitura e a Cape Eventos, fornecedora da estrutura do Festão, estão tomando todas as providências para restaurar a renda principal e demais equipamentos, e realizando o levantamento do prejuízo", informou.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade