Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Instabilidade aumenta no Centro-Oeste e no Sudeste do País com pancadas de chuva e risco de temporais isolados
Continua depois da publicidade
Previsão é de que o sistema se forme no decorrer desta quinta | Depositphotos
Um ciclone extratropical vai se formar durante esta quinta-feira (24/10) no Brasil. Com a baixa pressão aumentando, uma linha de instabilidade com temporais forte a severos, especialmente de vento, pode começar no Nordeste da Argentina e avançar pelos estados do Sul do Brasil e o Paraguai.
Continua depois da publicidade
A instabilidade aumenta no Centro-Oeste e no Sudeste do País com pancadas de chuva e risco de temporais isolados em vários pontos. Mato Grosso do Sul e São Paulo são os estados de maior risco de tempo severo isolado. A Capital ainda tem previsão de chuva intensa e risco de alagamentos.
A medida que o ciclone se afasta em alto-mar, os efeitos enfraquecem tanto no continente quanto nas áreas próximas ao litoral. O gradual afastamento do ciclone para alto-mar faz com que os ventos enfraqueçam nas áreas próximas ao sul do Brasil no decorrer da sexta-feira (25/10).
A MetSul Meteorologia alerta para uma situação meteorológica potencialmente grave com a atuação de um ciclone extratropical, que pode trazer vento intenso e onda de tempestades com temporais fortes a severos entre a Argentina, Uruguai e o Brasil.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, a previsão é de que o sistema se forme no decorrer desta quinta-feira, e já na madrugada da sexta-feira (25/10), esteja sobre o mar, perto do litoral do Rio Grande do Sul.
No decorrer da sexta-feira, o ciclone extratropical vai se deslocando para alto-mar, ainda na altura do Rio Grande do Sul, sempre se afastando do continente.
Este ciclone extratropical não vai avançar para a costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, não passará pelo litoral de São Paulo, Rio de Janeiro ou do Espírito Santo.
Continua depois da publicidade
Mesmo não passando diretamente pela costa do Sudeste, ventos fortes devem ser sentidos em algumas áreas da na região no decorrer da sexta, especialmente no estado de São Paulo, no centro-sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
De acordo com o Climatempo, este ciclone extratropical está chamando a atenção dos meteorologistas, pois poderá alcançar uma pressão atmosférica abaixo de 1000 hectopascais (hPa), que são potencialmente perigosos e podem provocar tempestades com ventos muito fortes.
Ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica caracterizados por ventos fortes e um padrão de rotação específico.
Continua depois da publicidade
Eles se formam quando uma massa de ar quente e úmida sobe e se condensa, criando nuvens e precipitação. Esse processo gera um vórtice de vento que gira em torno da área de baixa pressão.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade