Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Massa de ar polar que acompanha frente fria não será tão intensa quanto a do início de agosto
Continua depois da publicidade
Frente fria vai romper bloqueio atmosférico e deve mudar o tempo em São Paulo | Reprodução
Agosto tem sido marcado por extremos no tempo em todo o Brasil, a famosa 'gangorra climática'. Apesar das altas temperaturas na Capital, a onda de calor não vai durar muito, pois o frio já tem data marcada para retornar.
Continua depois da publicidade
Após uma forte onda de frio que estabeleceu recordes de baixas temperaturas na primeira quinzena do mês, o calor voltou com força nesta semana à capital paulista.
Mas, a partir de quinta-feira (22), uma frente fria associada a um ciclone extratropical no mar vai avançar sobre o País, trazer chuva e derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. No litoral de São Paulo, o frio chega a partir de sexta-feira (23), à tarde.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a frente fria deve romper o bloqueio atmosférico e mudar o tempo em São Paulo, causando queda nas temperaturas.
Continua depois da publicidade
A massa de ar frio começará a avançar desde a Argentina e Uruguai em direção ao Brasil, resfriando drasticamente as temperaturas.
A massa de ar polar que acompanha essa frente fria não será tão intensa quanto a do início de agosto, mas será suficiente para provocar queda significativa nas temperaturas, especialmente nas áreas mais ao sul. O ar frio não trará temperatura tão baixa para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.
A geada será mais provável nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, especialmente nas áreas de maior altitude, onde as mínimas podem registrar entre -3°C e -5°C.
Continua depois da publicidade
O tempo para esta semana na capital paulista deve manter a umidade do ar próxima a abaixo dos 30%, segundo o CGE.
O alerta de onda de calor, iniciado na sexta-feira (16), foi estendido até 12h da quarta-feira (21) indicando que a temperatura pode ficar 5°C acima da média, trazendo riscos à saúde. A orientação é que as pessoas se mantenham hidratadas e evitem exposição prolongada ao sol.
Confira a previsão completa do tempo para os próximos dias na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade