Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Estado já registrou mais de 50 mortes e dezenas de desaparecidos
Continua depois da publicidade
Chuvas causam sofrimento e destruição no Sul do Brasil | Diego Vara/Agência Brasil
O Rio Grande do Sul vive, há dias, um estado de calamidade pública por conta das fortes chuvas. O número de mortos já passa de 50, há dezenas de desaparecidos e o risco do rompimento de barragens, o que deixaria a situação ainda pior. Mas, qual o motivo de chover tanto por lá? Há o risco desta chuva chegar em São Paulo?
Continua depois da publicidade
A onda de calor, segundo os meteorologistas, é a principal razão das fortes chuvas no Sul do país. Eles explicam que o bloqueio atmosférico de baixa pressão causado pelo calorão na região central do Brasil impede que as frentes frias vindas da Argentina avancem, o que faz com que elas estacionem sobre o Sul.
Como não foi apenas uma frente fria que veio da Argentina nos últimos dias, mas, sim, várias, elas se encontraram e estacionaram em cima do Rio Grande do Sul, o que está causando o acumulado, em algumas regiões de lá, de mais de 600 mm de chuva.
Sobre essas fortes e perigosas chuvas chegarem à São Paulo, a chance é praticamente nula, já que boa parte da água está caindo no Sul do país e, mesmo que essas frentes frias consigam furar o bloqueio atmosférico causado pelo calor, elas não teriam força o suficiente para causar estragos em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Ou seja, chegar, até podem chegar, mas com menor intensidade e sem estacionar sobre o estado de SP.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade