Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Apesar das chuvas, regiões do extremo oeste da capital paulista vão sentir calor intenso nos próximos dias
Continua depois da publicidade
Chuva forte e volumosa da ZCAS se prolonga por vários dias consecutivos | Fernanda Carvalho/Fotos Publicas
A chegada da brisa marítima vai aumentar a nebulosidade no decorrer dos próximos dias em São Paulo. A partir desta quinta-feira (16/1), haverá um aumento no potencial para formação de alagamentos e rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
As chuvas podem se estender para a noite, porém com menor intensidade. Essas instabilidades ocorrem devido ao efeito La Ninã, que afeta o Brasil.
A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos (NOAA) informou que desde a última quinta-feira (9/1) o oceano Pacífico está no modo La Niña.
Um efeito importante do fenômeno é facilitar o deslocamento das frentes frias pela costa do sul e do sudeste. A passagem de várias frentes frias ajuda a organizar os corredores de umidade entre as regiões do País, facilitando a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Continua depois da publicidade
As chuva fortes e volumosas da ZCAS se prolonga por vários dias consecutivos, sobre as mesmas regiões, o que gera muitos transtornos para a população como alagamentos, transbordamentos de rios, encharcamento do solo, deslizamentos.
Apesar disso, algumas regiões do extremo oeste de São Paulo vão sentir um calor intenso nos próximos dias, com temperaturas que podem chegar a até 38°C.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, nesta quinta-feira (16/1) o céu estará nublado e com algumas aberturas e sol.
Continua depois da publicidade
No decorrer da tarde, o calor gera áreas de instabilidade que causam chuvas em forma de pancadas com moderada a forte intensidade.
Na sexta-feira (17/1) o tempo estará instável. As chuvas ocorrem desde a madrugada, mas alternadas com períodos de melhoria e expectativa de precipitações mais significativas no período da tarde.
Há potencial risco para alagamentos. Confira as mínimas e máximas previstas para a capital paulista:
Continua depois da publicidade
Mínima: 19°C
Máxima: 28°C
Mínima: 20°C
Máxima: 26°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade