Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com chegada de uma frente fria, níveis dos acumulados de chuva podem variar nas próximas horas
Continua depois da publicidade
Chuva é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) | Saulo Dias/Photo Press/Folhapress
A previsão de tempo para este fim de semana em São Paulo indica acumulados significativos com riscos de temporais e impactos em diversas áreas. Para esta sexta-feira (27/12), os acumulados podem superar os 100 milímetros de chuva.
Continua depois da publicidade
A chuva é resultado da atuação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), somada a outros sistemas meteorológicos que estão intensificando os volumes de chuva.
Ao longo dos últimos dias, o sol apareceu entre nuvens, e as temperaturas se elevaram. Entre o início e o fim da tarde ocorreram pancadas de chuva isoladas, com risco de formação de alagamentos.
De acordo com o Climatempo, o tempo instável será causado pela chegada de uma nova frente fria que avança pelo sudeste, combinada com o forte fluxo de umidade vindo da faixa norte do Brasil.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, especialmente nas regiões do litoral norte, Vale do Paraíba, litoral sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, região de Campinas, Sorocaba e Bauru.
O Governo de São Paulo montou de forma presencial o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para esta quinta-feira (26/12) e sexta-feira.
Desde esta terça-feira (24/12), a Defesa Civil monitora as cidades com maiores acumulados de chuva. Nas últimas 24h, choveu 121 milímetros em Bauru, seguido de 80 milímetros em Pedreira e 71 milímetros em São Paulo, na região da Mooca.
Continua depois da publicidade
O cenário não muda nesta sexta-feira (27/12). O dia será chuvoso desde a madrugada, mas podem ocorrer pequenos períodos de melhoria. A expectativa é de períodos de chuva com forte intensidade mantendo o solo encharcado e as condições favoráveis para alagamentos e deslizamentos de terra nas áreas de risco.
No sábado (28/12), o sistema frontal se afasta para os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, no entanto, ainda há potencial para escorregamentos. Porém ocorrem aberturas de sol pela manhã e a temperatura volta a subir.
A previsão do tempo para domingo (29/12) é de sol com muitas nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite a chuva para.
Continua depois da publicidade
Confira as mínimas e máximas previstas para a capital paulista:
Mínima: 20°C
Máxima: 24°C
Mínima: 20°C
Máxima: 26°C
Continua depois da publicidade
Mínima: 17°C
Máxima: 25°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade