Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Tempo instável e chuvoso se estende para o fim de semana | Paulo Pinto/Agência Brasil
A semana começou com instabilidade em todo o estado de São Paulo e deve continuar assim durante o fim de semana. A previsão indica que os dias serão marcados por pancadas de chuva moderada a forte, principalmente no sábado (14/12).
Continua depois da publicidade
Em decorrência da propagação de uma área de baixa pressão atmosférica, o famoso ciclone extratropical, entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai, que dá origem a uma frente fria em direção aos estados do sul e boa parte do sudeste do Brasil, o clima deve ser instável em algumas regiões.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu durante essa semana um alerta “laranja” para possibilidade de temporal, indicando perigo potencial em toda a cidade de São Paulo. Nestas condições, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Nesta sexta-feira (13/12), a quantidade de nuvens diminui bastante e o sol predomina por mais tempo, aumentando as temperaturas na capital paulista. O dia termina com aumento da nebulosidade e probabilidade de chuva rápida e isolada entre o fim da tarde e o início da noite.
Continua depois da publicidade
O sábado (14/12) deve começar com precipitações de moderada a forte intensidade, em alguns momentos deve ocorrer em forma de pancadas, com trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento ao redor dos 50km/h.
O tempo instável e chuvoso se estende para o restante do dia, o que poderá resultar na formação de alagamentos, elevação das cotas de córregos e rios, bem como quedas de árvores.
Segundo o CGE, a previsão indica que os próximos dias serão nublados e chuvosos.
Continua depois da publicidade
Confira as mínimas e máximas:
Mínima: 17°C
Máxima: 27°C
Mínima: 19°C
Máxima: 25°C
Continua depois da publicidade
Mínima: 20°C
Máxima: 25°C
Apesar do afastamento da formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista, que reforçou as instabilidades e espalhou chuva por todas as regiões do estado de São Paulo neste início de semana, as probabilidades de chuva continuam no fim de semana.
De acordo com informações do Cepagri, indicativos sugerem que a partir desta sexta-feira (13/12) as instabilidades deverão retornar ao Estado, permanecendo e ganhando força ao longo do fim de semana, com potencial para chuvas intensas e volumosas associadas a tempestades.
Continua depois da publicidade
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) divulgou que há 55% de chance de La Niña se desenvolver entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. No entanto, espera-se que esse evento seja fraco e de curta duração, retornando às condições neutras entre fevereiro e abril de 2025.
Segundo o Climatempo, esse fenômeno é caracterizado pelo resfriamento das temperaturas da superfície do oceano na região central e oriental do Pacífico Equatorial, acompanhado de alterações na circulação atmosférica, como ventos, pressão e padrões de chuva.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade